Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53933
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTORO, Savio Rossi | - |
dc.contributor.author | BRAGA, Wagner da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T17:41:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05T17:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-04 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Wagner da Silva. O uso do dó móvel aliado ao solfejo e integrado à metodologia Kodály. 2023. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Música - Licenciatura, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53933 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como seu principal objetivo trazer para o leitor o conhecimento da Metodologia de Zoltán Kodály (1882-1967) e, com esta, utilizar o Dó Móvel e a voz como principal fonte de trabalho, transformando-se num satisfatório meio para se musicalizar. Desta forma, esta pesquisa, apesar de poder servir como base para qualquer pessoa interessada nesta temática, está sobretudo direcionada aos docentes que trabalham com musicalização e, principalmente, aqueles que fazem uso da voz dentro desta. Para chegarmos a conclusões e entendimento das ideias, utilizamos diversas fontes que abordam o emprego da voz e dessa Metodologia em tela na sala de aula, sobretudo o livro Pedagogias em educação musical (MATEIRO, 2012) que traz a trajetória deste compositor desde os primórdios da sua vida musical até suas últimas obras e atribuições no meio pedagógico musical. Feito isto, podemos chegar a conclusão de que o uso do Dó Móvel através da Metodologia Kodály torna-se uma alternativa eficaz e, ao mesmo tempo, diversa das convencionais atuais. Desta forma, esperamos que este trabalho possa contribuir para a comunidade acadêmico-musical, principalmente, aos professores que atuam no ensino coletivo de música. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Uso da voz | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Kodály | pt_BR |
dc.title | O uso do dó móvel aliado ao solfejo e integrado à metodologia Kodály | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4165808414522521 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents the use of moving C in conjunction with solfeggio integrated into the Kodály Methodology as an effective alternative for musicalization of students. The research aims to provide knowledge about Zoltán Kodály's Methodology and highlight the importance of using the voice as the main working tool. Aimed at musicalization teachers, the study is based on several sources that address the use of the Kodály Methodology in the classroom, including the book Pedagogias em Educação Musical by Mateiro (2012). Through data analysis, it is concluded that the use of Moving C through the Kodály Methodology is a diverse and effective alternative for teaching music. This work contributes to the academic-musical community and aims to help teachers who work in collective music teaching. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Wagner da silva braga.pdf | 568,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons