Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54032
Compartilhe esta página
Título: | A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola |
Autor(es): | STRAZZACAPPA, Márcia |
Palavras-chave: | dança; corpo; educação; formação professor; arte- educação |
Data do documento: | Abr-2001 |
Citação: | STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, [s.l.], v. 21, n. 53, p. 69-83, abr. 2001. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622001000100005. |
Abstract: | O movimento corporal sempre foi dentro do espaço escolar uma moeda de troca. A imobilidade física funciona como punição e a liberdade de se movimentar como prêmio. Estas atitudes evidenciam que o movimento é sinônimo de prazer e a imobilidade, de desconforto. Mas se é através do movimento que o indivíduo se manifesta, que indivíduos iremos formar se impedimos sua expressão? O presente texto abordará a questão da introdução da dança no espaço escolar, relatando e refletindo sobre o trabalho que é desenvolvido no curso de Licenciatura em Dança da Unicamp e partilhando das experiências de professores da rede de ensino que fizeram o curso de “atividades corporais artísticas para professores da educação formal” em Tupã (SP). |
Descrição: | A nota de autoria está ao final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54032 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
STRAZZACAPPA. A educação e a fábrica. p. 69-83.pdf Acesso restrito | 151,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.