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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54041
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SALLES, André Mendes | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Izabelle Feliciano Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T14:13:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-12T14:13:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Izabelle Feliciano Costa de. O livro didático digital: limites e potencialidades para o ensino de história no contexto da sociedade em rede. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54041 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo analisar os limites e potencialidades do livro didático digital de História do ensino fundamental II no contexto de transformações da cultura digital. O conceito de sociedade em rede (CASTELLS, 2022) desempenha um papel central em nosso embasamento teórico, na busca de compreender como mudanças significativas, impulsionadas pelo uso crescente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDCIs) na área educacional, têm influenciado as produções de livros didáticos de história. Iniciamos com uma revisão bibliográfica de autores renomados na área de cultura digital. Em seguida, realizamos um mapeamento de pesquisas no Brasil, utilizando palavras-chave como cultura digital, história digital, livro digital de história, TDCIs e educação midiática, em site de bancos nacionais de dissertação. Esse processo permitiu construir um cenário geral sobre como o tema tem sido abordado por pesquisadores no país. Além disso, analisamos documentos de currículo da BNCC e o PNLD 2020 para compreender como a cultura digital impacta nas políticas educacionais, fornecendo uma visão abrangente do cenário em que os livros didáticos digitais de história são inseridos. Para nossa análise sobre os limites e potencialidades do livro didático digital de história, estabelecemos oito critérios: recursos multimídia, navegabilidade, atividades interativas, atualização, adaptação, reflexão crítica sobre o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCIs), acessibilidade e conexão em rede. Nosso recorte abrangeu três coleções de livros didáticos na versão digital destinadas aos anos finais do Ensino Fundamental II, aprovadas no edital do PNLD 2020. Por fim, como parte propositiva desse trabalho, desenvolvemos um perfil no Instagram, que visa ser ponto de partida para uma discussão mais ampla sobre a importância do ensino de História no contexto da sociedade em rede. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos digitais | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação midiática | pt_BR |
dc.title | O livro didático digital : limites e potencialidades para o ensino de história no contexto da sociedade em rede | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3582366293654598 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3696395459820586 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation aims to analyze the limits and potentials of History textbooks, in the digital format, for elementary school students within the context of the transformations in digital culture. The concept of the network society (Castells, 2022) plays a central role in our theoretical framework, as we seek to understand how significant changes, driven by the increasing use of Information and Communication Technologies (ICTs) in education, have influenced the production of History textbooks. The study commences with a bibliographic review of renowned authors in the field of digital culture. Subsequently, we conducted a mapping study in Brazil, using keywords such as digital culture, digital History, History textbooks in digital format, ICTs, and media education, through national dissertation databases. This process enabled us to construct a comprehensive overview of how the topic has been addressed by national researchers. Furthermore, we analyzed the National Curricular Guidelines (BNCC) and the National Textbook Program (PNLD) of 2020 to understand how digital culture has impacted educational policies, providing a broad perspective of the context in which digital History textbooks are situated. To assess the limits and potentials of digital History textbooks, we established eight criteria: multimedia resources, navigability, interactive activities, updating, adaptation, critical reflection on the use of Digital and Communication and Information Technologies (TDCIs), accessibility and network connection. Our analysis focused on three collections of History textbooks, in digital format, designed for the later years of elementary school approved in the PNLD 2020 edict. Lastly, as a propositional component of this work, we created an Instagram profile that serves as a starting point for a broader discussion on the significance of History education in the context of the network society. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Izabelle Feliciano Costa de Souza.pdf | 4,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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