Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54049
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro | - |
dc.contributor.author | GOMES, Graciele Maria Coelho de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T15:07:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-12T15:07:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Graciele Maria Coelho de Andrade. “Caminhando e cantando e seguindo a canção, aprendendo e ensinando uma nova lição”: contribuições de mulheres artistas à educação para o “nunca mais”. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54049 | - |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa doutoral que alia elementos da História das Mulheres, da História das Sensibilidades e da História da Educação, o objeto de pesquisa foram as narrativas de mulheres artistas que experienciaram o autoritarismo do regime civil militar (1964-1985) no estado de Pernambuco. Assim, o objetivo geral desta investigação consiste em analisar a formação e atuação de mulheres artistas que experienciaram o regime civil-militar no estado de Pernambuco e como estas podem reverberar no educar para o “nunca mais. Isto porque, parte- se do pressuposto de que as memórias das mulheres artistas que vivenciaram tal período possuem uma riqueza de representações sobre a luta das mulheres por liberdade e pela garantia de direitos humanos. Neste sentido, a tese defendida é a de que o conhecimento produzido a partir de suas experiências artísticas compõem narrativas testemunhais potentes (memórias) que contribuem para uma atividade educativa contra a barbárie humana que é fruto de um contexto histórico-ideológico marcado pela política do apagamento e do esquecimento. Assim, uma vez que suas subjetividades perpassam tanto a narrativa quanto a sua arte, a contemplação e reflexão sobre os elementos imagéticos sensíveis e simbólicos presentes na memória e na produção artística dessas mulheres é capaz de afetar e produzir marcas na subjetividade das pessoas, sensibilizando-as à uma conduta ética, moral e cidadã democrática que é base do educar para o “nunca mais”. Isto porque o conhecimento produzido a partir da narrativa das suas experiências possui elementos questionadores da realidade e por isso podem construir uma versão histórica que, ao ser publicizada, é capaz de favorecer os processos de sensibilização que fortalecem a cidadania e o sentimento de empatia das pessoas. Um caminho possível, ao se buscar impedir que crianças, jovens e adultos que vivem o presente sejam reféns de uma ignorância que pode lhes colocar novamente diante de uma experiência autoritária. Ancorando-se nos referenciais teóricos da História das Mulheres (DUBY; PERROT, 1991), (PERROT, 1995) e da história Cultural (CHARTIER, 2002), buscou-se evidenciar o protagonismo feminino das mulheres artistas, as reconhecendo enquanto sujeitos históricos. Por vislumbrar a construção de um conhecimento no campo da história da educação que corrobora para o educar para o “nunca mais” (CANDAU, 2013), esta pesquisa também foi condicionada por estudos que privilegiam as sensibilidades e às experiências educativas (PESAVENTO, 2007; LARROSA, 2002). A partir de pesquisa bibliográfica, documental e da Metodologia da História Oral (ALBERTI, 2004), foram pesquisados relatórios da Comissão de Memória e Verdade, prontuários do Dops- PE, reportagens de revistas e jornais da época, e outros materiais presentes em acervo pessoal das artistas, familiares e pessoas do meio cultural de Pernambuco, para além das entrevistas de oito mulheres artistas que estiveram envolvidas em episódios de censura, repressão e autoritarismo de forma direta ou indireta, a partir de seus familiares ou pessoas próximas. O resultado das análises permite entender a memória artística como um instrumento de construção de saberes que favorece a mediação entre os sujeitos que aprendem e se constituem em sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mulheres - História | pt_BR |
dc.subject | Educação - História | pt_BR |
dc.subject | Mulheres artistas | pt_BR |
dc.subject | Regime civil militar | pt_BR |
dc.title | “Caminhando e cantando e seguindo a canção, aprendendo e ensinando uma nova lição” : contribuições de mulheres artistas à educação para o “nunca mais” | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4479567779411283 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6749653436674174 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this doctoral research that combines elements from the Women’s History, History of Sensitivities and History of Education, this research object were the female artists' narratives who experienced the authoritarianism in the civil-military regime (1964-1985) in the state of Pernambuco. Thus, the general objective of this investigation is to analyze the mentioned female artists training and performance and how they can reverberate in educating for the "never more". Once, it is assumed that this female artists' memories, who experienced such a period, they have a wealth of representations about the women struggle for freedom and the guarantee of human rights. In this sense, this dissertation defends that the knowledge produced from their artistic experiences compose powerful testimonial narratives (memories) that contribute to an educational activity against the human barbarism resultant of a historical-ideological context marked by erasure and oblivion politics. Thus, since their subjectivities permeate both the narrative and their art, the contemplation and reflection on the sensitive and symbolic imagery elements in their memory and artistic production is able to affect and produce marks on people's subjectivity, sensitizing them to an ethical, moral and democratic citizen conduct that is the basis of educating for the “never more”. This is because the knowledge produced from the their experiences' narratives contains elements that question reality and therefore can build a historical version that is able to favor the processes of awareness which strengthen citizenship and people empathy. A possible way is seeking to prevent children, young people and adults who live in the present from being hostages of an ignorance that can place them again before an authoritarian experience. Anchored in the theoretical references of Women's History (DUBY; PERROT, 1991), (PERROT, 1995) and Cultural History (Chartier, 2002), we sought to highlight the female artists protagonism, recognizing them as historical subjects. By envisioning the knowledge construction in the history of education field that corroborates to educate for the “never more” (CANDAU, 2013), this research was also conditioned by studies that privilege sensitivities and educational experiences (PESSAVENTO, 2007; LARROSA, 2002). From bibliographic and documentary research and Methodology of Oral History (ALBERTI, 2004), the reports from Memory and Truth Committee were searched, Dops-PE records, news reports from magazines and newspapers from the mentioned period, and other materials in artists’ personal collections, family members and cultural backgrounds in Pernambuco, in addition to interviews of eight female artists who were involved in censorship episodes, directly or indirectly repression and authoritarianism from their family members or close associates. The result of the analyzes allows us to understand the artistic memory as an instrument of knowledge construction that favors mediation between the subjects who learn and constitute themselves in society. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Graciele Maria Coelho de Andrade Gomes.pdf Artículo embargado hasta 2026-10-03 | 7,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons