Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54101
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rivaldo Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T17:12:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-14T17:12:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rivaldo Mendes da. Pessoas não binárias na educação: problematizando inteligibilidade dicotômica de pós-graduandes da UFRPE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54101 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como as pessoas não binarias percebem seu reconhecimento em seus Programas de Pós-graduação (PPG) da UFRPE. O estudo parte de pressupostos pós-estruturalista, da teoria da performatividade, cisnormatividade, reconhecibilidade e reconhecimento. Nosso estudo foi motivado pela denúncia e problematização da inteligibilidade binária, supostamente, natural, normal e universal, que categoriza as identidades de gênero, de uma maneira, fictícia, exclusivamente em homem e mulher. Essa inteligibilidade binária não reconhece outras identidades de gênero, como a não binaridade, como possibilidades da pluralidade da existência humana. Essas violências são enfrentadas pelas pessoas LGBTQIAP+ cotidianamente em diversas instituições e dentre essas a educacional. Assim, a pesquisa se debruçou sobre os corpos não binários de estudantes de pós-graduação da UFRPE. Para o desenvolvimento desse estudo, utilizamos como recursos metodológicos: a técnica da snowball para realizar as entrevistas semiestruturadas. Esses dados foram compreendidos sob a Análise de Conteúdo (AC). Assim, levando em consideração o nosso objetivo geral, encontramos um cenário de cortes orçamentários para as universidades públicas e diminuição de bolsas de pesquisa para estudantes da pós-graduação. Nesse contexto, as pessoas não binarias que buscaram a pós-graduação como formação continuada, encontraram um ambiente mais hostil, porém, vale ressaltar que não foi mencionado violência física no referido campus. Entretanto, as pessoas não binárias perceberam alguns ganhos de reconhecimento com as pessoas LGBTQIAP+ se comprado com décadas passadas. As pessoas não binárias mencionaram ainda houvesse um reconhecimento maior delas na universidade é necessário mais políticas públicas educacionais de democratização e permanência delas no referido ambiente. Também mencionaram que havia a necessidade de formulários em que utilizem as opções de preenchimento para pessoas não binarias nas categorizações de gênero; mais grupos de pesquisa e projetos de extensão com a temática não binariedade; assim como se precisa utilizar pronomes neutros ou adequados às identidades das pessoas estudantes não binárias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Cisnormatividade | pt_BR |
dc.subject | Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento | pt_BR |
dc.title | Pessoas não binárias na educação : problematizando inteligibilidade dicotômica de pós-graduandes da UFRPE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0595613767188534 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0515157502980112 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research has the general objective of understanding how non-binary people perceive their recognition in their Graduate Programs (PPG) at UFRPE. The study departs from post-structuralist assumptions, from the theory of performativity, cisnormativity, recognizability and recognition. Our study was motivated by the denunciation and problematization of binary intelligibility, supposedly natural, normal and universal, which categorizes gender identities, in a fictitious way, exclusively into men and women.This binary intelligibility does not recognize other gender identities, such as non-binarity, as possibilities of the plurality of human existence. These types of violence are faced by LGBTQIAP+ people on a daily basis in various institutions, including education. Thus, the research focused on the non-binary bodies of graduate students at UFRPE.For the development of this study, we used as methodological resources: the technique of snowball to conduct the semi-structured interviews. These data were understood under Content Analysis (CA). Thus, taking into account our general objective, we find a scenario of budget cuts for public universities and a reduction in research grants for postgraduate students.In this context, non-binary people who sought postgraduate studies as continuing education found a more hostile environment, however, it is worth mentioning that physical violence was not mentioned on that campus. However, non-binary people have noticed some gains in recognition with LGBTQIAP+ people compared to past decades. Non-binary people mentioned that even if there was a greater recognition of them at the university, more educational public policies for democratization and their permanence in that environment are needed.They also mentioned that there was a need for forms that use the filling options for non-binary people in gender categorizations; more research groups and extension projects with the non-binary theme; just as it is necessary to use pronouns that are neutral or appropriate to the identities of non-binary students. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rivaldo Mendes da Silva.pdf | 585,69 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons