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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54214

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dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorSOUZA, José Adeilton Cordeiro de-
dc.date.accessioned2023-12-20T13:27:30Z-
dc.date.available2023-12-20T13:27:30Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.citationSOUZA, José Adeilton Cordeiro de. Educação matemática antirracista: um estudo com professores da cidade de Agrestina - PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54214-
dc.description.abstractA tônica deste estudo, busca problematizar os processos de formações e concepções de professores que lecionam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco nas questões concernentes às aprendizagens e conhecimentos docentes para ensinar esta disciplina em uma perspectiva de fortalecimento da Educação das Relações Étnico-raciais. Nesse sentido, nos questionamos sobre quais os conhecimentos e compreensões de cinco professores que lecionam Matemática na Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Agrestina, Estado de Pernambuco, sobre a perspectiva de uma Educação Matemática Antirracista. Para isso, procuramos mapear a literatura sobre as epistemologias africanas e afrodiaspóricas dos saberes matemáticos e compreender os conhecimentos e perspectivas desses professores por meio de uma entrevista semiestrutura, relacionando o ensino da matemática articulado aos saberes africanos. As leituras que norteiam este trabalho discorrem sobre a história da matemática, a etnomatemática, afroetnomatemática, os saberes, jogos e as abordagens de ensinos matemáticos africanos. Elaboramos um estado de conhecimentos sobre os estudos matemáticos africanos e afrodiaspóricos contextualizando toda discussão a partir das 21 dissertações e 5 teses encontradas. Na organização do corpus de material da pesquisa, propomos utilizar as narrativas dos professores. Conduzimos as análises, confrontando os dados oriundos de cada instrumento à luz do que preconiza a literatura especializada e os aportes teóricos. Sendo assim, conseguimos observar o desconhecimento dos professores sobre os saberes matemáticos africanos, assim como, a necessidade de criarmos espaços para discutirmos as prerrogativas das leis nas aulas de matemática. Destacamos a importância de levarmos esse conhecimento a mais professores e criarmos estratégias para fortalecer o papel investigativo e de responsabilidade social nos estudantes e docentes da educação básica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação matemática – Africanospt_BR
dc.titleEducação matemática antirracista : um estudo com professores da cidade de Agrestina - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0946398473525919pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe keynote of this study seeks to problematize the processes of formation and conceptions of teachers who teach mathematics in the final years of Elementary School, focusing on issues concerning learning and teaching knowledge to teach this subject in a perspective of strengthening the Education of Ethnic-Ethnic Relations. racial. In this sense, we asked ourselves about the knowledge and understanding of five teachers who teach Mathematics in the Municipal Public Teaching Network of the city of Agrestina, State of Pernambuco, regarding the perspective of an Anti-racist Mathematics Education. For this, we sought to map the literature on African and Afro- diasporic epistemologies of mathematical knowledge and understand the knowledge and perspectives of these teachers through a semi-structured interview, relating the teaching of mathematics articulated to African knowledge. The readings that guide this work discuss the history of mathematics, ethnomathematics, afroethnomathematics, knowledge, games and African mathematical teaching approaches. We created a state of knowledge about African and Afro-diasporic mathematical studies, contextualizing the entire discussion based on the 21 dissertations and 5 theses found. In organizing the corpus of research material, we propose to use the teachers' narratives. We conducted the analyses, comparing the data from each instrument in the light of what the specialized literature and theoretical contributions recommend. Thus, we were able to observe the teachers' lack of knowledge about African mathematical knowledge, as well as the need to create spaces to discuss the prerogatives of laws in mathematics classes. We highlight the importance of bringing this knowledge to more teachers and creating strategies to strengthen the investigative and social responsibility role of students and teachers of basic education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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