Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54250
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, Angelo Ricardo de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T22:18:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T22:18:30Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, ngelo Ricardo de. As teorias da gestão escolar e sua influência nas escolas públicas brasileiras. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos En Política Educativa, [S.L.], v. 2, p. 1-19, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54250 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo teórico busca cotejar as teorias clássicas e críticas da gestão escolar no Brasil com o cotidiano deste campo nas escolas públicas do país, contemporaneamente. O trabalho se debruça sobre os escritos de Carneiro Leão, Querino Ribeiro, Anísio Teixeira e Benno Sander, na perspectiva clássica, e de Miguel Arroyo, Fátima Félix e Vitor Paro, na perspectiva crítica, buscando sintetizar o as ideias principais dessas escolas de pensamento. A partir de tal síntese, o estudo contrapõe os elementos mais emblemáticos daquelas teorias com os estudos mais recentes do campo, que demonstram estar mais articulados à realidade empírica das escolas brasileiras. O artigo conclui indicando que há um grau de desconexão entre as teorias clássicas e críticas com a gestão escolar contemporânea, mas, ao mesmo tempo, é possível se perceber algumas relações e influências, tendo em vista a forte veia prescritiva da teoria no campo da gestão escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | p 1-19 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | administração escolar | pt_BR |
dc.subject | teorias clássicas | pt_BR |
dc.subject | teorias críticas | pt_BR |
dc.title | As teorias da gestão escolar e sua influência nas escolas públicas brasileiras | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2022-12 | - |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA. As teorias da gestão escolar. p. 1-19.pdf Acesso restrito | 219,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.