Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54250

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, Angelo Ricardo de-
dc.date.accessioned2023-12-20T22:18:30Z-
dc.date.available2023-12-20T22:18:30Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUZA, ngelo Ricardo de. As teorias da gestão escolar e sua influência nas escolas públicas brasileiras. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos En Política Educativa, [S.L.], v. 2, p. 1-19, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54250-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé estão no final do textopt_BR
dc.description.abstractEste artigo teórico busca cotejar as teorias clássicas e críticas da gestão escolar no Brasil com o cotidiano deste campo nas escolas públicas do país, contemporaneamente. O trabalho se debruça sobre os escritos de Carneiro Leão, Querino Ribeiro, Anísio Teixeira e Benno Sander, na perspectiva clássica, e de Miguel Arroyo, Fátima Félix e Vitor Paro, na perspectiva crítica, buscando sintetizar o as ideias principais dessas escolas de pensamento. A partir de tal síntese, o estudo contrapõe os elementos mais emblemáticos daquelas teorias com os estudos mais recentes do campo, que demonstram estar mais articulados à realidade empírica das escolas brasileiras. O artigo conclui indicando que há um grau de desconexão entre as teorias clássicas e críticas com a gestão escolar contemporânea, mas, ao mesmo tempo, é possível se perceber algumas relações e influências, tendo em vista a forte veia prescritiva da teoria no campo da gestão escolar.pt_BR
dc.format.extentp 1-19pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectgestão escolarpt_BR
dc.subjectadministração escolarpt_BR
dc.subjectteorias clássicaspt_BR
dc.subjectteorias críticaspt_BR
dc.titleAs teorias da gestão escolar e sua influência nas escolas públicas brasileiraspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2022-12-
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA. As teorias da gestão escolar. p. 1-19.pdf
  Acesso restrito
219,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.