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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54259

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Título: Cultura e relação de poder na escola
Autor(es): BOTLER, A. H
Palavras-chave: democracia; gestão escolar; relações de poder; cultura
Data do documento: 2010
Citação: BOTLER, A. H. Cultura e relação de poder na escola. Educação & Realidade, [s. l.], v. 35, n. 2, 2010.
Abstract: Cultura e Relação de Poder na Escola. Este artigo relata resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar a cultura e as relações de poder na gestão escolar, na perspectiva das políticas educacionais contemporâneas brasileiras. A discussão conceitual trata da tensão entre a organização escolar centralizadora, por um lado e, por outro, a gestão coletiva emergente. Analisamos, via estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de Recife, como o princípio democrático se concretiza na prática escolar reconhecida como democrática, caracterizada como articulação entre as perspectivas da regulação social e da emancipação. Os resultados apontam para uma diversidade de interpretações dos segmentos escolares a respeito da distribuição de poder na organização escolar, que se refletem em formatos organizacionais difusos inerentes à organização compartilhada em construção e espelham a diversidade cultural.
Descrição: Documento não inclui notas de rodapé
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54259
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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BOTLER. Cultura e relação de poder. p. 187-206.pdf
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