Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54259
Compartilhe esta página
Título: | Cultura e relação de poder na escola |
Autor(es): | BOTLER, A. H |
Palavras-chave: | democracia; gestão escolar; relações de poder; cultura |
Data do documento: | 2010 |
Citação: | BOTLER, A. H. Cultura e relação de poder na escola. Educação & Realidade, [s. l.], v. 35, n. 2, 2010. |
Abstract: | Cultura e Relação de Poder na Escola. Este artigo relata resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar a cultura e as relações de poder na gestão escolar, na perspectiva das políticas educacionais contemporâneas brasileiras. A discussão conceitual trata da tensão entre a organização escolar centralizadora, por um lado e, por outro, a gestão coletiva emergente. Analisamos, via estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de Recife, como o princípio democrático se concretiza na prática escolar reconhecida como democrática, caracterizada como articulação entre as perspectivas da regulação social e da emancipação. Os resultados apontam para uma diversidade de interpretações dos segmentos escolares a respeito da distribuição de poder na organização escolar, que se refletem em formatos organizacionais difusos inerentes à organização compartilhada em construção e espelham a diversidade cultural. |
Descrição: | Documento não inclui notas de rodapé |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54259 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BOTLER. Cultura e relação de poder. p. 187-206.pdf Acesso restrito | 168,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.