Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54276

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Patrícia Smith-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Rosimere Pereira de-
dc.date.accessioned2023-12-21T13:40:47Z-
dc.date.available2023-12-21T13:40:47Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Rosimere Pereira de. Aprendizagem do GEOGEBRA na EAD: a avaliação online em um MOOC (Massive Online Open Course) por Licenciandos de Matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54276-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo geral avaliar a aprendizagem do software Geogebra em um MOOC de Geometria para licenciandos em Matemática da EAD. Fundamentou-se a partir de Moran (2003, 2013), Lobato e Leal (2021), Barros e Pavanello (2022), Medeiros (2021), Siemens (2008, 2012), Silva (2014), Machiavelli (2021), Mattar (2009), Araújo (2019), dentre outros autores. Para isso, investigamos as propostas avaliativas dos MOOCs para formação docente no campo da Educação Matemática nos últimos 5 anos; mapeamos as plataformas e MOOCs de Geometria que envolviam softwares de Geometria; desenvolvemos um MOOC para a aprendizagem do software Geogebra; analisamos o processo de aprendizagem a partir das atividades propostas no MOOC e buscamos identificar no MOOC os desafios e possibilidades da avaliação online. Adotamos a abordagem qualitativa, desenvolvida em 4 etapas de pesquisa: Revisão Sistemática; Mapeamento de plataformas de Cursos Massivos de Geometria; Desenvolvimento de MOOC de Geometria; Aplicação e Análise do MOOC. Os resultados da revisão sistemática indicaram pouca pesquisa na área, assim como o mapeamento de MOOCs de Geometria, que encontrou apenas três cursos relacionados ao ensino de softwares. Por isso, desenvolvemos o MOOC “Explorando a Geometria com o Geogebra” e o ofertamos na plataforma Moodlecloud. Adotamos como instrumentos de coleta de dados as atividades desenvolvidas durante o curso pelos cursistas e um questionário de avaliação que foi aplicado após o término. Apesar de nem todos participarem de todas as atividades, o curso foi bem avaliado por eles, e aqueles que participaram conseguiram aprender os conteúdos. A aplicação do curso nos permitiu concluir que a forma como são propostas as atividades nos MOOCs pode captar a aprendizagem dos cursistas. Por exemplo, a gravação de tela nos permitiu saber se o cursista havia aprendido o manuseio do software. Os cursistas sugeriram a reoferta do curso em outros meses, pois relataram que estavam em semana de avaliação na graduação durante a oferta do MOOC. Concluímos que cursos como esses são necessários nas licenciaturas em Matemática, devido à carência da temática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleAprendizagem do GEOGEBRA na EAD : a avaliação online em um MOOC (Massive Online Open Course) por Licenciandos de Matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5812977915257589pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2517625255352224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this study was to evaluate the learning of the Geogebra software in a Geometry MOOC for undergraduates in Mathematics in EaD. It was based on Moran (2003, 2013), Lobato and Leal (2021), Barros and Pavanello (2022), Medeiros (2021), Siemens (2008, 2012), Silva (2014), Machiavelli (2021), Mattar (2009), Araújo (2019), among other authors. For this, we investigated the evaluative proposals of MOOCs for teacher training in the field of Mathematics Education in the last 5 years; we map Geometry platforms and MOOCs involving Geometry software; we developed a MOOC for learning the Geogebra software; we analyzed the learning process from the activities proposed in the MOOC and sought to identify the challenges and possibilities of online assessment in the MOOC. We adopted a qualitative approach, developed in 4 research stages: Systematic Review; Mapping platforms of Massive Geometry Courses; Geometry MOOC development; Application and Analysis of the MOOC. The results of the systematic review indicated little research in the area, as well as the mapping of Geometry MOOCs, which found only three courses related to software teaching. Therefore, we developed the MOOC “Exploring Geometry with Geogebra” and offered it on the Moodlecloud platform. We adopted as data collection instruments the activities developed during the course by the students and an evaluation questionnaire after the end. Although not everyone participated in all activities, the course was well evaluated by them and those who participated were able to learn the contents. The application of the course allowed us to conclude that the way the activities are proposed in the MOOCs can capture the learning of the course participants. For example, the screen recording allowed us to know if the student had learned how to use the software. The course participants suggested re-offering the course in other months, as they reported that they were in a graduation evaluation week during the offer of the MOOC. We conclude that courses like these are necessary in Mathematics degrees, due to the lack of the subject.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rosimere Pereira de Medeiros.pdf3,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons