Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54280

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAIA, Maria Leonor Alves-
dc.contributor.authorFREIRE, Sheila Azevedo-
dc.date.accessioned2023-12-21T13:56:39Z-
dc.date.available2023-12-21T13:56:39Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationFREIRE, Sheila Azevedo. Acessibilidade e mobilidade da população de baixa renda: uma avaliação da equidade pela lente da abordagem das capacidades. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54280-
dc.description.abstractExiste um consenso, tanto na prática de planejamento de transporte como na literatura acadêmica, que melhorar o acesso das pessoas a destinos importantes e de seu cotidiano deve estar entre os principais objetivos das políticas de transporte equitativas. Essas políticas são ainda mais relevantes em contextos onde há grandes disparidades socioeconômicas. Embora a influência do transporte nesta problemática venha sendo discutida na literatura, há um amplo campo de pesquisa a ser ainda explorado. Essa tese tem como objetivo analisar o arco de possibilidades das pessoas em condições de pobreza em acessar as oportunidades ofertadas na cidade de forma a melhor compreender o papel do transporte nos processos de inclusão/exclusão social. Para tanto, foi aplicada a teoria da Abordagem das Capacidades de Amartya Sen e Martha Nussbaun como base teórica para avaliar o que os indivíduos podem acessar (capacidades) versus suas viagens reais (funcionamentos). A capacidade de acessar as oportunidades e participar de atividades cotidianas de valor é o foco deste estudo, para o qual, a limitação da capacidade pode estar associada a um risco de exclusão social relacionada ao transporte. A hipótese testada é a de que as desigualdades de mobilidade e acessibilidade das pessoas de baixa renda estão relacionadas não apenas às questões de renda, mas, também de características (individuais e sociais), da disponibilidade dos serviços de transporte, da diversidade de uso do solo e funções urbanas dentro do espaço local que vivem essa população e em seu entorno e da localização territorial da moradia em relação aos locais de atividades, que por sua vez, impactam na sua capacidade real e potencial de acessar as oportunidades ofertadas na cidade. Para testar a hipótese foi realizado um estudo empírico em duas comunidades de baixa renda na cidade de João Pessoa, Brasil. O estudo proposto tem uma abordagem quantitativa e qualitativa no que diz respeito ao processamento das informações coletadas através de pesquisa domiciliar com a população residente nas áreas estudadas. Para análise quantitativa foram utilizadas técnicas econométricas e espaciais. Os resultados demonstraram que houve mudanças significativas nos recursos de mobilidade entre os moradores das áreas em estudo, produzindo diferenças tanto na capacidade de mobilidade quanto nos elementos de funcionamento da mobilidade, particularmente no que diz respeito aos arcos de alcance, a acessibilidade e a realização das atividades cotidianas de valor. Espera- se que os resultados obtidos forneçam subsídios para uma abordagem mais detalhada das análises de equidade de transporte, proporcionando assim o desenvolvimento de políticas públicas de acessibilidade e mobilidade urbana integradas a outras políticas públicas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEquidade no transportept_BR
dc.subjectAbordagem das capacidadespt_BR
dc.subjectJustiça distributivapt_BR
dc.titleAcessibilidade e mobilidade da população de baixa renda : uma avaliação da equidade pela lente da abordagem das capacidadespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2829498593231467pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5541333217408107pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThere is a consensus, both in transport planning practice and in the academic literature, that improving people’s access to important and daily destinations should be among the main objectives of equitable transport policies. These policies are even more relevant in contexts with large socioeconomic disparities. Although the influence of transport on this issue has been discussed in the literature, there is a wide field of research to be explored. This thesis aims to analyze the scope of possibilities for people living in poverty to access the opportunities offered in the city to better understand the role of transport in the processes of social inclusion/exclusion. To this end, Amartya Sen and Martha Nussbaun's Capabilities Approach theory was applied as a theoretical basis to assess what individuals can access (capabilities) versus their actual journeys (functionings). The ability to access opportunities and participate in worthwhile everyday activities is the focus of this study, in which capacity limitation may be associated with a risk of social exclusion related to transport. The hypothesis tested is that inequalities in mobility and accessibility for low-income people are related not only to income issues but also to characteristics (individual and social), the availability of transport services, the diversity of use of soil, and urban functions within the local space where this population lives and in its surroundings, and the territorial location of the housing concerning the places of activities, which in turn, impact on their real and potential capacity to access the opportunities offered in the city. To test the hypothesis, an empirical study was carried out in two low-income communities in the city of João Pessoa, Brazil. The proposed study has a quantitative and qualitative approach concerning the processing of information collected through household surveys with the population residing in the studied areas. For the quantitative analysis, econometric and spatial techniques were used. The results showed that there was significant variation in mobility resources among residents of the areas under study, producing differences both in mobility capacity and in the elements of mobility functioning, particularly regarding reach ranges, accessibility, and carrying out valuable everyday activities. It is expected that the results obtained provide subsidies for a more detailed approach to transport equity analysis, thus providing the development of public policies for accessibility and urban mobility integrated with other public policies.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Sheila Azevedo Freire.pdf4,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons