Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54284

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorSILVA, Éverton Elizeu da-
dc.date.accessioned2023-12-21T15:16:10Z-
dc.date.available2023-12-21T15:16:10Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Éverton Elizeu da. Signos inibidores e promotores no processo de decisão no se tornar docente de química. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54284-
dc.description.abstractNessa pesquisa objetivamos corroborar para a tomada de decisão da escolha profissional na docência em Química de discentes da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste-UFPE-CAA na perspectiva que a Psicologia Cultural Semiótica interpela, a tomada de decisão, através dos signos promotores e inibidores descritos por Valsiner (2007). Dentro desse contexto, analisamos quais relações ocorreram no nível do significado dos objetos que entremearam o percurso de vida desses licenciandos para que a resultante fosse a decisão por a carreira de formação docente em Química. Historicamente a formação na carreira docente foi marcada por ruídos fáticos a contemporaneidade da situação donde a identidade da carreira adquiriu aspecto negativo tanto para a manutenção quanto para a permanência e conclusão no curso de formação haja visto a relação esforço para formar-se professor e protótipo de vida econômica destoarem inversamente proporcionais na grande maioria dos casos. Consequentemente, identificamos signos promotores e signos inibidores que vetorizaram em módulo, direção e sentido o indivíduo para a certificação institucional básica da docência em Química e o intervalo temporal significante para a análise foi dado entre as séries finais do Ensino Fundamental até a matrícula no curso de Licenciatura. Para tal feito, faz-se necessário o arquétipo dos estudantes da Licenciatura em Química da UFPE-CAA dentro de um estudo de caso que facilitou o direcionamento para a exploração da problemática. Além disso, de tal forma que realizamos uma primeira coleta de dados mediada por um questionário online e, em consecutivo, a submissão a uma pergunta provocadora que resultaram na delação dos objetos simbólicos que os trouxeram para o curso em questão. Na primeira situação temos que a análise indica 70% dos participantes com maioria de signos inibidores para a escolha pela profissão docente o fato da reprovação para a entrada em outro curso de graduação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectPsicologia culturalpt_BR
dc.subjectEscolha professionalpt_BR
dc.titleSignos inibidores e promotores no processo de decisão no se tornar docente de químicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0966350314100284pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxIn this research, we aim to corroborate the decision-making of the professional choice in teaching Chemistry by students of the Federal University of Pernambuco of the Academic Center of Agreste-UFPE-CAA in the perspective that Semiotic Cultural Psychology challenges, decision-making, through the promoter signs and inhibitors described by Valsiner (2007). Within this context, we analyzed which relationships occurred at the level of the meaning of the objects that interspersed the life path of these graduates so that the result was the decision to pursue a career in teaching chemistry. Historically, training in the teaching career was marked by factual noises, the contemporaneity of the situation where the identity of the career acquired a negative aspect both for maintenance and for permanence and conclusion in the training course, given the relationship between effort to become a teacher and prototype of economic life are inversely proportional in the vast majority of cases. Consequently, we identified promoting signs and inhibiting signs that vectorized in module, direction and sense the individual for the basic institutional certification of teaching in Chemistry and the significant time interval for the analysis was given between the final grades of Elementary School until the enrollment in the course of Graduation. For this purpose, it is necessary the archetype of the students of the Degree in Chemistry at UFPE-CAA within a case study that facilitated the direction for the exploration of the problem. In addition, in such a way that we carried out a first data collection mediated by an online questionnaire and, consecutively, the submission to a provocative question that resulted in the betrayal of the symbolic objects that brought them to the course in question. In the first situation, the analysis indicates that 70% of the participants with a majority of inhibiting signs for choosing the teaching profession are the fact of failing to enter another undergraduate course.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Éverton Elizeu da Silva.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons