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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54286

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Artur Stamford da-
dc.contributor.authorBEZERRA, Katarina Monteiro-
dc.date.accessioned2023-12-21T15:49:21Z-
dc.date.available2023-12-21T15:49:21Z-
dc.date.issued2022-12-29-
dc.identifier.citationBEZERRA, Katarina Monteiro. Processos circulares nas escolas: uma análise do projeto Vejo Flores em Você. 2022. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54286-
dc.description.abstractA escola é a base da aprendizagem e do viver em sociedade, onde as potencialidades individuais precisam ser desenvolvidas, respeitadas e acolhidas em suas diversidades. A construção do processo de aprendizagem conta com conflitos, desafios e resistências, situações que requerem mecanismos de tratamento. Ocorre que, quando não há respeito e empatia, mas autoritarismo, tem lugar a produção de medos e o consequente rompimento nas relações interpessoais. Dentre as maneiras de lidar com essas situações, há as práticas restaurativas que, quando realizadas nas escolas, possibilitam igualdade e partilha das responsabilidades. Com o objetivo de verificar a viabilidade e consequências do emprego de práticas restaurativas no ambiente escolar, pesquisamos o emprego de Processos Circulares na Escola Estadual Compositor Antônio Maria, no bairro de Rio Doce, em Olinda, Pernambuco, onde tem sido desenvolvido o projeto “Vejo Flores em Você”. A pesquisa analisou como as questões de conflitos e violência estão sendo trabalhadas nessa escola, observando que mudanças ocorreram com a introdução de práticas restaurativas. O referencial teórico foi fundamentado em Zehr (2008; 2012), Pranis (2006; 2010; 2011), Freire (2011), Guimarães (2011) e Jares (2007; 2008) para contextualizar os estudos sobre Justiça Restaurativa, Práticas Restaurativas e Processos Circulares aplicados no contexto educacional. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, cujo instrumento empírico de coleta de dados foi o estudo de caso. Os dados foram coletados por pesquisas bibliográficas e documentais e por perguntas semiestruturadas. Quanto à técnica de análise e interpretação dos dados foi usado o método da análise de dados, para compreender como a escola implantou e utiliza as técnicas dos Processos Circulares. Os resultados demonstram que a escola pública estadual analisada obteve êxito com a aplicação dos Processos Circulares, a partir do projeto “Vejo Flores em Você”. A pesquisa identificou desafios, resistências e transformação das punições tradicionais em oportunidades de crescimento por intermédio do processo dialogal, da autorresponsabilização e da responsabilização coletivas com o uso a metodologia dos Círculos. Conclui-se que os métodos tradicionais de tratamento dos conflitos e da violência nas escolas precisam ser revisitados, e que as práticas restaurativas apresentam alternativas eficazes para a redução dos conflitos e da violência, bem como no que se relaciona ao respeito aos direitos humanos, e à construção e ao fortalecimento de uma cultura de paz e de uma educação para a paz.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessos Circularespt_BR
dc.subjectProcesso Dialogalpt_BR
dc.subjectEscola Restaurativapt_BR
dc.titleProcessos circulares nas escolas : uma análise do projeto Vejo Flores em Vocêpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1749050740551361pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0462686666423368pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxSchool is the basis for learning and living in society, where individual potential needs to be developed, respected, and welcomed in all its diversity. The construction of the learning process involves conflicts, challenges, and resistance — situations that require coping mechanisms. It happens that when there is no respect and empathy but instead authoritarianism, fears are produced, and interpersonal relationships break down as a result. Among the ways of dealing with these situations are restorative practices, which, when carried out in schools, enable equality and the sharing of responsibilities. In order to verify the feasibility and consequences of using restorative practices in the school environment, we researched the use of circular processes at the Compositor Antônio Maria State School, in the Rio Doce neighborhood of Olinda, Pernambuco, where the "I See Flowers in You" project has been developed. The research analyzed how issues of conflict and violence are being dealt with in this school, observing what changes have occurred with the introduction of restorative practices. The theoretical framework was based on Zehr (2008; 2012), Pranis (2006; 2010; 2011), Freire (2011), Guimarães (2011) and Jares (2007; 2008) to contextualize the studies on Restorative Justice, Restorative Practices and Circular Processes applied in the educational context. This is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, whose empirical data collection instrument was a case study. The data was collected through bibliographical and documentary research and semi-structured questions. The data analysis and interpretation technique was used to understand how the school implemented and uses the techniques of the Circular Processes. The results show that the state public school analyzed was successful in applying the Circular Processes, starting with the “I See Flowers in You” project. The research identified challenges, resistance, and the transformation of traditional punishments into opportunities for growth through dialogue, self- responsibility, and collective accountability through the use of the Circles methodology. The conclusion is that traditional methods of dealing with conflicts and violence in schools need to be revisited. Restorative practices present effective alternatives for reducing conflicts and violence, as well as for respecting human rights and building and strengthening a culture of peace and education for peace.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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