Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54291
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | WAECHTER, Hans da Nóbrega | - |
dc.contributor.author | SILVA, Óthon César Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T16:17:40Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T16:17:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Óthon César Vasconcelos. Metodologia visual: diretrizes técnicas para o desenvolvimento de projetos de design de identidade visual. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54291 | - |
dc.description.abstract | Projetos de design de identidade visual são frequentes e de longa data na história do design. A prática projetual do desenvolvimento de marcas pode ser encontrada, seja em trabalhos de estudantes e recém-formados, seja em projetos de designers renomados. Mais do que isso, a relevância do design de identidade visual permanece firme mesmo com as constantes mudanças de formatos, mídias e plataformas em que o design é veiculado. O campo possui referências bibliográficas bastante conhecidas e utilizadas em sala de aula e pesquisas. No entanto, percebe-se que assuntos de natureza técnica não são abordados com aprofundamento. É comum encontrar livros que conduzem o assunto a partir de uma abordagem mais ampla, projetual, e menos técnica e ferramental. Além disso, por possuir uma natureza de conteúdo abrangente, que consegue envolver diversas temáticas do design (cores, tipografia, design de superfície, design de embalagens, etc), o design de identidade visual acaba sendo tratado de maneira generalista nas produções bibliográficas. O autor desta pesquisa percebeu essa lacuna no momento em que foi professor de uma disciplina chamada Metodologia Visual, do curso de Bacharelado em Design, da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, que utiliza o design de identidade visual como condutor prático para o exercício e aprendizado de fundamentos do design gráfico. A disciplina faz um apanhado geral de diferentes assuntos do design gráfico que possuem correlação com o universo do design de identidade visual. Vistos de forma separada, as temáticas são exercitadas individualmente através de atividades em formato de pranchas. Cada prancha compõe uma parte de um todo projetual que, ao final, resulta em um projeto de design de identidade visual. Esta pesquisa se propôs a construir diretrizes técnicas para o desenvolvimento de projetos de design de identidade visual, a partir da combinação de diretrizes encontradas na revisão bibliográfica e nas ocorrências de ajustes, solicitados pelo professor aos estudantes, durante as experimentações e estudos realizados nas atividades da disciplina. O guia de diretrizes construído representa importante contribuição para o aprendizado de estudantes, a prática didática de docentes e o registro bibliográfico multitemático do campo do design de identidade visual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design de identidade visual | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes | pt_BR |
dc.subject | Marcas | pt_BR |
dc.title | Metodologia visual : diretrizes técnicas para o desenvolvimento de projetos de design de identidade visual | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1144610831381546 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6115852722430503 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | Visual identity design projects have been frequent and longstanding in the history of design. The design practice of brand development can be found in the work of students and recent graduates, as well as in projects by renowned designers. What’s more, the relevance of visual identity design remains strong even with the constant changes in formats, media, and platforms where design is showcased. The field has well-known bibliographical references that are widely used in classrooms and research. However, it is noticeable that technical topics are not explored in depth. It’s common to come across books that approach the subject from a broader, more project-oriented perspective, with less technical and tool-focused content. Furthermore, due to its comprehensive content, which encompasses various design topics (colors, typography, surface design, packaging design, etc.), visual identity design is often treated in a generalist manner in bibliographical productions. The author of this research identified this gap when teaching a course called Visual Methodology in the Bachelor of Design program at the Federal University of Pernambuco, Brazil. This course uses visual identity design as a practical driver for the exercise and learning of graphic design fundamentals. The course provides an overview of different graphic design topics that are related to the realm of visual identity design. When considered individually, these topics are exercised through activities presented in the form of boards. Each board represents a part of a larger design project, which ultimately results in a visual identity design project. This research aimed to establish technical guidelines for the development of visual identity design projects, by combining the guidelines found in the literature review with adjustments requested by the instructor during the experimentation and studies carried out in the course activities. The constructed guideline serves as a significant contribution to the learning of students, the teaching practice of instructors, and the multi-themed bibliographic record in the field of visual identity design. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Óthon César Vasconcelos Silva.pdf | 57,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons