Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54313
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ZACCARA, Madalena de Fátima | - |
dc.contributor.author | MARIANO, Tiago Gouveia | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T17:34:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T17:34:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
dc.identifier.citation | MARIANO, Tiago Gouveia. As inspirações de Francisco Brennand: Cézanne, Gauguin, Van Gogh e Balthus. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54313 | - |
dc.description | ZACCARA, Madalena de Fátima, também é conhecida em citações bibliográficas por: PEKALA, Madalena de Fatima Zaccara. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo fazer uma análise da obra do artista plástico Francisco Brennand (1927-2019), observando se há alguma influência em sua produ o art&stica, seja de ordem técnica ou de motivos, dos pintores Paul Gauguin (1848-1903), Paul Cézanne (1839-1906), Vincent Van Gogh (1853-1890) e Balthus (1908-2001). Por meio do método da revis o bibliográfica, foi feito um levantamento da literatura pertinente, tendo como texto cerne o Diário de Francisco Brennand publicado em 2016, os Cadernos Verdes (2019), da Dr. Ruth Vasconcelos e o livro O Universo de Francisco Brennand (2013), escrito por Alexei Bueno. Esta pesquisa está dividida em duas partes; a primeira, uma biografia onde há um enquadramento de Francisco Brennand no panorama das artes plásticas em um contexto nacional e internacional; seguindo pela parte dois, onde é realizada um enquadramento histrico e art&stico dos mestres europeus além de uma compara o entre as obras dos artistas. Aps o desenvolvimento é constatado que há sim elementos que indiquem a hiptese levantada por esta pesquisa, que Francisco Brennand incorpora elementos trazidos por Gauguin, Cézanne, Van Gogh e Balthus em suas obras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Francisco Brennand | pt_BR |
dc.subject | Gauguin | pt_BR |
dc.subject | Cézanne | pt_BR |
dc.subject | Van Gogh | pt_BR |
dc.subject | Balthus | pt_BR |
dc.title | As inspirações de Francisco Brennand : Cézanne, Gauguin, Van Gogh e Balthus | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2136136050217810 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1876676115790550 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze the work of the plastic artist Francisco Brennand (1927-2019), observing whether there is any influence on his artistic production, whether technical or motifs, by the painters Paul Gauguin (1848-1903), Paul Cézanne (1839-1906), Vincent Van Gogh (1853-1890) and Balthus (1908-2001). Through the bibliographic review method, a survey of the relevant literature was carried out, having as its core text the Diário de Francisco Brennand published in 2016, the Cadernos Verdes (2019), by Dr. Ruth Vasconcelos and the catalogue O Universo de Francisco Brennand (2013), written by Alexei Bueno. This research is divided into two parts; the first, a biography where there is a framing of Francisco Brennand in the visual arts panorama in a national and international context; followed by part two, where a historical and artistic framework of the European masters is carried out, in addition to a comparison between the work of the artists. After the development, it is verified that there are elements that indicate the hypothesis raised by this research, that Francisco Brennand incorporates elements brought by Gauguin, Cézanne, Van Gogh and Balthus in his works. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Tiago Gouveia Mariano.pdf | 4,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons