Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54359

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Amilcar Almeida-
dc.contributor.authorAZEVEDO FILHO, Edvaldo Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2023-12-22T12:12:27Z-
dc.date.available2023-12-22T12:12:27Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationAZEVEDO FILHO, Edvaldo Cavalcanti de. Transformações musicais e hibridações culturais no Boi da Macuca. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54359-
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre a temática das culturas populares com ênfase no universo de alguns dos aspectos da música tradicional nordestina costumeiramente presentes no cenário dos ciclos carnavalesco e junino. Tendo como objeto de estudo a agremiação Boi da Macuca, a pesquisa propõe reflexões sobre os conceitos de hibridação, que contará com o aporte teórico a partir dos escritos do antropólogo social Néstor García Canclini; as concepções sobre contracultura, cujo referencial teórico se dará a partir das leituras do autor Carlos Alberto Messeder Pereira e, como terceiro conceito aplicado neste estudo, lançaremos um olhar sobre as tradições, que terá o debate teórico embasado nas ideias do historiador Eric Hobsbawm. O estudo propõe um cenário para um entendimento no qual os conceitos estão articulados com diversas manifestações da agremiação investigada. Nos capítulos 1 e 2, o texto apresenta um breve panorama sobre uma etnografia do Boi da Macuca. Desta forma, entendemos que, apresentados alguns traços que caracterizam a Macuca, a leitura poderá oferecer maior solidez e situar melhor as reflexões ao chegar ao terceiro e último capítulo, quando a pesquisa procura estabelecer conexões entre a prática do Boi da Macuca e a fundamentação teórica abordada. Considerando a trajetória do Boi, que teve inflexões em seu fazer musical ao longo dos anos, o trabalho abraça a ideia de contribuir com uma reflexão sobre as transformações ocorridas na música produzida nas festas da Macuca — no palco e na rua — como uma possível fonte para a compreensão do significado para as manifestações de brincantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica tradicional nordestinapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectHibridismopt_BR
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectBoi da Macucapt_BR
dc.titleTransformações musicais e hibridações culturais no Boi da Macucapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3266405937326769pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8461401132385202pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThis work is the result of observations drawn from popular cultures with an emphasis on the universe of some aspects of traditional northeastern music usually present in the scene of the carnival and June parties. Taking the carnival block Boi da Macuca as its object of study, the research proposes reflections on the concepts of hybridization, which will be based on the theoretical framework supported by the writings of the social anthropologist Néstor Garcia Canclini; the conceptions about counterculture, whose theoretical reference will be based on the readings of the author Carlos Alberto Messeder Pereira and, as a third concept applied in this study, we will investigate the traditions, which will have the theoretical debate based on the ideas of the historian Eric Hobsbaw. The study proposes a scenario for an understanding in which the concepts are articulated with different manifestations of the carnival block investigated. In chapters 1 and 2, the text presents a brief panorama of an ethnography of Boi da Macuca. Thus, we understand that, by presenting some features that characterize Macuca, the reading can offer greater solidity and better situate the reflections upon reaching the third and final chapter, when the research aims to establish connections between the practice of Boi da Macuca and the theoretical framework that underlies this study. Considering Boi ́s trajectory, which showed alterations in its musical performance throughout the years, this work aims to trigger the reflexion upon the transformations occurred in the music produced at Macuca parties – on stage and in the street – as a possible source to understand the meaning of the participants ́ manifestations.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Edvaldo Cavalcanti de Azevedo Filho.pdf7,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons