Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54389

Compartilhe esta página

Título: Google earth como recurso metodológico para o ensino de geografia na educação básica
Autor(es): SILVA, Emmanuel Rodrigues da
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Metodologia; Tecnologia; Google Earth; Formação inicial
Data do documento: 27-Set-2023
Citação: SILVA, Emmanuel Rodrigues da. Google earth como recurso metodológico para o ensino de geografia na educação básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso - Geografia Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Levando em consideração o mundo contemporâneo, é de fácil percepção a massividade do uso de tecnologias em vários setores da sociedade. Com isso, faz-se necessário investigar a utilização e buscar meios de promover a inserção de recursos e instrumentos metodológicos/tecnológicos para agregar ao ensino de Geografia da Educação Básica. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar o programa Google Earth como recurso metodológico para o ensino de Geografia na Educação Básica. Dentro dessa perspectiva é apresentada todas as versões disponíveis do programa que são as versões Web, dispositivos móveis e desktop, sendo todas elas de acesso prático e gratuito ao usuário. De modo geral, o Google Earth é um Programa, que por meio de imagens de satélites possibilita ao usuário a navegação virtual por todo os lugares do mundo, sendo assim um recurso metodológico que pode ser agregado ao ensino de Geografia da Educação Básica, visando melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, esta pesquisa além de apresentar as ferramentas do programa, por meio de realização de formulário eletrônico disponibilizados a graduandos e graduados em Geografia Licenciatura da UFPE, investiga e questiona a formação inicial de professores, para compreensão da utilização ou não do Google Earth e de recursos getecnológicos nas práticas docentes na Educação Elementar. Contudo, foi possível identificar déficits formativos na graduação de Geografia Licenciatura, que consequentemente implica na não utilização de recursos e instrumentos metodológicos/tecnológicos como o Google Earth nas práticas pedagógicas em Geografia.
Descrição: 10,0
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54389
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Emmanuel Rodrigues da Silva..pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons