Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54495

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSABBATINI, Marcelo-
dc.date.accessioned2024-01-05T15:26:42Z-
dc.date.available2024-01-05T15:26:42Z-
dc.date.created2023-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54495-
dc.descriptionMaterial da disciplina SF-431 Educação no Mundo Atual, do Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação (www.ufpe.br/dfsfe/) Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).pt_BR
dc.description.abstractTendo como premissa que a ciência é uma atividade historicamente constituída que evolui dinamicamente, o objetivo da aula é discutir o conceito de paradigma e relacioná-lo aos grandes modos de concepção do conhecimento científico. A partir do exame dos paradigmas que conformaram nossos valores, crenças, conceitos e ideias, questionamos a necessidade e a emergência de um paradigma em consonância com a complexidade do mundo atual.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/octet-streampt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDFSFE, Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação-
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectCiência, Epistemologia, História da ciência, Filosofia da ciênciapt_BR
dc.titleA ciência como paradigmapt_BR
dc.title.alternativeScience as paradigmpt_BR
dc.typeModulo de cursopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.abstractxStarting with the premise that science is a historically constituted activity that evolves dynamically, the aim of the lesson is to discuss the concept of paradigm and relate it to the major modes of conceiving scientific knowledge. By examining the paradigms that have shaped our values, beliefs, concepts, and ideas, we question the need and emergence of a paradigm in tune with the complexity of today's world.pt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectxScience, Epistemology, History of science, Philosophy of sciencept_BR
dc.description.programSF 431 - Educação no Mundo Atualpt_BR
Aparece nas coleções:REA - Módulo de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ciencia-paradigma.pdf721,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
quadro-comparativo.odt9,91 kBOpenDocument TextVisualizar/Abrir
araujo-paradigmas-ciencia-intersubjetividade.pdf135,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ciencia-paradigma.odp1,73 MBOpenDocument PresentationVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons