Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54557

Comparte esta pagina

Título : A Geografia urbana no livro didático de geografia do ensino médio
Autor : RODRIGUES, Mauricio Ricardo
Palabras clave : Geografia Urbana; Livro Didático; Ensino de Geografia
Fecha de publicación : 15-may-2023
Citación : RODRIGUES, Mauricio Ricardo. A geografia urbana no livro didático de geografia do ensino médio. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Geografia, Departamento de Ciências Geograficas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O livro didático é considerado o principal material auxiliar utilizado nas escolas públicas do país. No ensino da geografia, o livro didático contribui em diversos aspectos para a melhoria do ensino. No entanto, no âmbito da geografia urbana, muitas vezes os conteúdos abordados nos livros didáticos não refletem a relevância da temática na formação crítico-social dos estudantes, pois são trabalhados de forma simples, sem aprofundamentos e sem conexão com a realidade concreta dos estudantes. O estudo do espaço urbano tem ganhado importância no ensino de Geografia, por contribuir para a compreensão da espacialidade dos fenômenos contemporâneos. O presente trabalho tem como objetivo central analisar de que forma os livros didáticos de Geografia do Ensino Médio estão ensinando a Geografia Urbana. Com isso, selecionamos dois livros didáticos utilizados na rede estadual de ensino de Pernambuco para serem analisados de forma qualitativa no que concerne ao seu conteúdo sobre a temática urbana. O primeiro livro escolhido para análise foi “Território e Sociedade no mundo globalizado”, o livro foi escrito por Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco e Cláudio Mendonça e publicado em São Paulo no ano de 2016 pela Editora Saraiva. O segundo livro analisado foi da “Coleção Multiversos Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, publicadopela editora FTD em 2021 e que tem como autores Alfredo Boulos Júnior, Edilson Adão e Laércio Furquim Jr. Para a análise dos livros, tomamos como ponto de partida os critérios estabelecidos por Pontushcka, Paganelli e Cacete em “Para ensinar e Aprender Geografia.” (2009).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54557
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_MAURICIO_RICARDO_RODRIGUES.pdfA geografia urbana no livro didático de geografia do ensino médio1,77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons