Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54559
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto | - |
dc.contributor.author | AMARAL, Júlio César Aguiar do | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T02:25:54Z | - |
dc.date.available | 2024-01-11T02:25:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-02 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Júlio César Aguiar do. Quando "mano"? Quando "mona"?: os conflitos de performatividades entre Ballroom e Hip Hop no corpo masculino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54559 | - |
dc.description.abstract | A Ballroom tem como sopro inicial a criação de um espaço seguro para que pessoas LGBTQIA+ pudessem se expressar, e o Hip hop surge como ferramenta de transformação artística e cultural das ruas violentas, numa predominância heteronormativa, de New York. Entretanto, a figura do corpo masculino se exibe de diferentes formas de acordo com cada uma dessas linguagens. Os significados, códigos, símbolos designados para a imagem do que se espera de um “homem” sofrem modificações nos diferentes contextos, fazendo assim ambas as comunidades, muitas vezes, não se aproximarem. Este trabalho se interessa em analisar, a partir da minha vivência quanto alguém que transita entre as duas tribos, como a construção de gênero (no ocidente) criou ideias sobre o “corpo masculino” que influenciam na corporeidade das danças dessas duas comunidades, e interfere na forma como elas se relacionam e não as permitem, muitas vezes, de viver experiências que enriqueceriam ambos vocabulários corporais. Trago em primeiro momento os conceitos, análises e pensamentos de teóricos como Andreoli (2010), Butler (2008) e Lacerda (2010) acerca das impressões de gênero na sociedade ocidental moderna. Após isso, introduzo historicidades através das perspectivas de pesquisadores que vivem suas comunidades como Pereira (2020), Reis (2020), Rodrigues (2021) na Ballroom e Freitas (2019), Santos (2018), Silva (2012) no Hip hop. Por fim, concretizo com um laboratório em dança que une ambas as performatividades, registrado em vídeo. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Questões de gênero | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Ballroom | pt_BR |
dc.subject | Hip Hop | pt_BR |
dc.subject | Performatividade | pt_BR |
dc.title | Quando "mano"? Quando "mona"?: os conflitos de performatividades entre Ballroom e Hip Hop no corpo masculino | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3417396265368564 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4872695715648943 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Ballroom's initial inspiration was the creation of a safe space for LGBTQIA+ people to express themselves, and Hip hop emerged as a tool for artistic and cultural transformation in the violent streets, in a heteronormative predominance, of New York. However, the figure of the male body is displayed in different ways according to each of these languages. The meanings, codes, symbols assigned to the image of what is expected of a “man” suffer modifications in different contexts, thus making both communities, many times, do not approach each other. This work is interested in analyzing, based on my experience as someone who transits between the two tribes, how the construction of gender (in the West) created ideas about the “male body” that influences the corporeality of the dances of these two communities, interferes with the way they relate and often do not allow them to live experiences that would enrich both body vocabularies. I first bring the concepts, analyzes and thoughts of theorists such as Andreoli (2010), Butler (2008) and Lacerda (2010) about gender impressions in modern western society. After that, I introduce historicities through the perspectives of researchers who live their communities as Pereira (2020), Reis (2020), Rodrigues (2021) in Ballroom and Freitas (2019), Santos (2018), Silva (2012) in Hip hop. Finally, I work with a dance laboratory that unites both performativities, recorded on video. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Júlio César Aguiar do Amaral.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons