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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54666

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Título: As cinzas das identidades ou a diferença em chamas : o currículo de História e a construção da identidade negra de estudantes do ensino médio
Autor(es): BRAYNER, Tiago Ferreira
Palavras-chave: História - Estudo e ensino; Escola; Ensino médio; Estudantes negros; Identidade étnica; Identidade cultural
Data do documento: 18-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BRAYNER, Tiago Ferreira. As cinzas das identidades ou a diferença em chamas: o currículo de História e a construção da identidade negra de estudantes do ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o currículo de história e sua relação com os processos de construção da identidade étnica de estudantes negros do ensino médio. Objetivou analisar a relação entre o currículo escolar da disciplina história e a construção da identidade étnica de estudantes negros do ensino médio. Especificamente buscou: a) compreender o processo de construção das identidades com foco na identidade étnica; b) compreender os mecanismos que podem ser utilizados pelo ensino de história para favorecer uma construção positivada da identidade étnica de estudantes negros do ensino médio; e c) elaborar uma proposta de formação para professores e professoras de história do ensino médio, tendo como eixo temático a construção da identidade étnica de estudantes negros desta etapa da educação básica. A questão que guiou a esta investigação, indaga sobre qual a relação entre o currículo de história e a construção da identidade étnica de estudantes negros do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica por meio da qual se deu a construção dos conceitos de apoio à investigação, adotados na elaboração de uma proposta de formação pedagógica para professores e professoras de história. A pesquisa revelou que um currículo ancorado na perspectiva da diferença, que considere as identidades de forma fluida, relacional, inventiva e não essencialista pode promover uma construção identitária negra positiva, valorizando os aspectos que envolvem a construção da história e dos saberes das populações negras, desmistificando e desconstruindo os preconceitos que ainda pairam sobre o desenvolvimento da negritude desses alunos. Um currículo de história que consagre a história, a cultura, a religião e os saberes das populações negras, que busque aparatos teórico-metodológicos para que as aprendizagens da disciplina história sejam consolidados, poderá contribuir com o descentramento das identidades e a construção positiva da negritude dos alunos negros e negras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54666
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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