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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54671

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALVES, Karina Mirian da Cruz Valença-
dc.contributor.authorTEMUDO, Suzana Pereira-
dc.date.accessioned2024-01-22T17:05:15Z-
dc.date.available2024-01-22T17:05:15Z-
dc.date.issued2023-09-15-
dc.identifier.citationTEMUDO, Suzana Pereira. O trabalho docente durante a pandemia da COVID-19: trabalho home office, gênero e precarização. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54671-
dc.description.abstractA pesquisa busca problematizar os impactos da pandemia da covid-19 no trabalho docente, com ênfase na dimensão do gênero, destacando os problemas enfrentados por professoras da educação básica na rede privada na cidade do Recife. Por essa perspectiva originou-se o seguinte problema de pesquisa: como a pandemia transformou drasticamente a vida das professoras e reconfigurou suas práticas de trabalho devido à transição para o home office? Como objetivo geral, nos detemos em analisar as experiências das professoras durante o trabalho docente home office no período da pandemia da covid-19. Os caminhos que trilhamos para este fim nos conduziram, enquanto objetivos específicos, entender como o trabalho docente home office, mediado pelas tecnologias digitais, impactam na estrutura e organização do trabalho docente; analisar como o trabalho docente home office tem impactos diferenciados sobre homens e mulheres; compreender os sentimentos que emergiram durante o trabalho na pandemia da covid-19. A abordagem metodológica escolhida foi a pesquisa narrativa, de cunho qualitativo. A pesquisa detalha a participação de quatro professoras atuando nos anos iniciais do ensino fundamental na rede privada na cidade do Recife. As entrevistas foram permissivamente gravadas e posteriormente transcritas para uma análise minuciosa. Desse modo, optamos pela pesquisa narrativa por ser considerada é ideal para capturar as experiências profissionais, permitindo uma compreensão mais aprofundada dos problemas enfrentados pelas entrevistas com o trabalho docente no período da pandemia. Os resultados apontaram para uma aceleração de tendências que já estavam em curso no campo da educação básica, através do ensino remoto, mediado pelas Tecnologias da Informação e Educação (TICs). Escancarou a presença cada vez maior de setores neoliberais com a oferta e venda de serviços educacionais digitais e revelou a crescente influência dessas forças na mercantilização do ensino. A pesquisa também evidenciou a intensa precarização do trabalho docente com jornadas de trabalho extenuantes, decorrentes da sobreposição de funções domésticas e profissionais. Além disso, as professoras tiveram que lidar com problemas adicionais devido à falta de infraestrutura física e tecnológica adequada. O estudo conclui que a pandemia evidenciou questões estruturais na educação, destacando a necessidade de repensar as abordagens educacionais, valorizar o trabalho docente e promover mudanças sociais e políticas para criar condições justas e equitativas em relação aos gêneros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.titleO trabalho docente durante a pandemia da COVID-19 : trabalho home office, gênero e precarizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1475320869520790pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9046120983357719pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe research seeks to problematize the impacts of the covid-19 pandemic on teaching work, with an emphasis on the gender dimension, highlighting the problems faced by female teachers in basic education in the private network in the city of Recife. From this perspective, the following research problem arose: how has the pandemic drastically transformed the lives of female teachers and reconfigured their work practices due to the transition to the home office? Our general objective is to analyze the experiences of teachers working from home during the COVID-19 pandemic. The paths we took to this end led us, as specific objectives, to understand how home office teaching work, mediated by digital technologies, impacts on the structure and organization of teaching work; to analyze how home office teaching work has different impacts on men and women; to understand the feelings that emerged during work in the covid-19 pandemic. The methodological approach chosen was qualitative narrative research. The research details the participation of four female teachers working in the early years of elementary school in the private network in the city of Recife. The interviews were permissibly recorded and later transcribed for detailed analysis. We thus opted for narrative research as it is considered ideal for capturing professional experiences, allowing a more in-depth understanding of the problems faced by the interviews with teaching work during the pandemic. The results pointed to an acceleration of trends that were already underway in the field of basic education, through remote teaching, mediated by Information and Education Technologies (ICTs). It exposed the growing presence of neoliberal sectors offering and selling digital educational services and revealed the growing influence of these forces in the commodification of education. The research also highlighted the intense precariousness of teaching work, with exhausting working hours resulting from overlapping domestic and professional duties. In addition, teachers had to deal with additional problems due to the lack of adequate physical and technological infrastructure. The study concludes that the pandemic has highlighted structural issues in education, highlighting the need to rethink educational approaches, value teachers' work and promote social and political changes to create fair and equitable conditions in relation to genders.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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