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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54703

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLINS, Rafael Dueire-
dc.contributor.authorFERREIRA, Máverick André Dionísio-
dc.date.accessioned2024-01-23T16:43:31Z-
dc.date.available2024-01-23T16:43:31Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Máverick André Dionísio. NASC: análise de rede para identificar o discurso sociocognitivo presente nos papéis desempenhados por estudantes em fóruns de discussão. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54703-
dc.description.abstractOs fóruns de discussões são ferramentas importantes para promover a interação social no contexto da Educação à Distância, pois permitem que estudantes e professores possam estabe- lecer um ambiente de colaboração online. Onde, para impulsionar debates com níveis elevados de aprendizagem, a literatura tem defendido o acompanhamento dos fóruns sob o olhar de uma teoria educacional denominada de Comunidade de Inquérito (CoI), que é composta por três dimensões: Presença Social, Presença Cognitiva e Presença de Ensino. Acredita-se tam- bém que a definição prévia dos papéis/funções que os estudantes devem assumir durante os debates, e o acompanhamento dos papéis que os discentes assumirão espontaneamente (emergentes), são relevantes para o processo de mediação nos fóruns. Apesar disso, estudos têm pontuado a dificuldade dos professores em acompanhar as discussões ao passo em que o número de postagens aumenta. Podendo essa dificuldade de acompanhamento resultar em diversos problemas, dentre eles: demora para os professores fornecerem feedback aos estu- dantes ocasionando, assim, desmotivação; e desconhecimento por parte dos professores dos desdobramentos das discussões, papéis assumidos pelos estudantes, impossibilitando a devida (re)adequação do design instrucional. Diante disso, nos últimos anos, diversos estudos foram realizados com o objetivo de construir soluções voltadas para apoiar acompanhamento das interações sociais e dos papéis desempenhados pelos estudantes durante os debates. Tendo em vista que grande parte dos conteúdos inseridos nos fóruns são textuais, a construção de tais soluções ocorrem por meio de uma área denominada de Processamento de linguagem natural (PLN) a qual possui predominância de ferramentas para o idioma Inglês. Portanto, esta tese propõe uma abordagem capaz de permitir o acompanhamento dos papéis roteiriza- dos e emergentes desempenhados pelos estudantes em fóruns (Português e Inglês), enquanto as discussões evoluem, com base nas presenças Social e Cognitiva do modelo CoI. A referida abordagem combina classificadores multilingua (Português e Inglês) com uma estrutura de análise visual a qual é formada pela análise de clusters e pela a análise de redes espistêmicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFóruns de discussãopt_BR
dc.subjectComunidade de inquéritopt_BR
dc.subjectProcessamento de linguagem naturalpt_BR
dc.subjectAnálises de redes epistêmicaspt_BR
dc.subjectPapéis roteirizadospt_BR
dc.subjectPapéis emergentespt_BR
dc.titleNASC : análise de rede para identificar o discurso sociocognitivo presente nos papéis desempenhados por estudantes em fóruns de discussãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELLO, Rafael Ferreira Leite de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5284345925713990pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7601016626256808pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxDiscussion forums are important tools for promoting social interaction in the context of Distance Education, as they allow students and teachers to establish a collaborative envi- ronment online. To promote debates with high levels of learning, the literature has defended the monitoring of forums from the perspective of an educational theory called Community of Inquiry (CoI), which is composed of three dimensions: Social Presence, Cognitive Presence, and Presence of Teaching. It is also believed that the prior definition of the roles/functions that students must assume during debates, and the monitoring of the roles that students will assume spontaneously (emerging), are relevant to the mediation process in the forums. Despite this, studies have highlighted the difficulty teachers have in following discussions as the num- ber of posts increases. This difficulty in monitoring can result in several problems, including it takes time for teachers to provide feedback to students, thus causing demotivation; and lack of knowledge on the part of teachers of the developments of discussions, roles assumed by students, making it impossible to properly (re)adapt the instructional design. Therefore, in recent years, several studies have been carried out with the aim of building solutions aimed at supporting the monitoring of social interactions and the roles played by students during de- bates. Considering that much of the content inserted in the forums is textual, the construction of such solutions occurs through an area called Natural Language Processing (NLP), which has a predominance of tools for the English language. Therefore, this thesis proposes an ap- proach capable of allowing the monitoring of scripted and emerging roles played by students in forums (Portuguese and English), while discussions evolve, based on the Social and Cognitive presences of the CoI model. This approach combines multilingual classifiers (Portuguese and English) with a visual analysis structure which is formed by cluster analysis and Epistemic Network Analysis (ENA).pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6190254569597745pt_BR
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