Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54712
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | KISHIMOTO, Tizuko Morchida | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T17:49:03Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T17:49:03Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.2, jul./dez. 2001. p.229-245 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54712 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento | pt_BR |
dc.description.abstract | A identificação dos brinquedos e materiais pedagógicos e a caracterização de usos e significações para profissionais de educação infantil de São Paulo, que atuam com crianças de 4 a 6 anos, justificaram uma pesquisa tipo survey, acompanhada de recursos etnográficos (entrevistas, observações, vídeos), no período de 1996/1998. Estudos mostram que, dentro de uma instituição infantil, a organização da rotina, o espaço físico, seus objetos e materiais educativos influenciam os usuários na representação, determinando, em parte, a maneira como adultos e crianças sentem, pensam e interagem nesse espaço, definindo formas de socialização e apropriação da cultura. Pretendeu-se diagnosticar, pela triangulação de informações de entrevista, observações e vídeos, as razões para escolha e uso de determinados brinquedos e materiais pedagógicos. Os resultados indicam que a educação infantil da rede pesquisada apresenta concepções de criança - destituídas de autonomia - e de educação infantil voltadas para aquisição de conteúdos específicos. Os brinquedos e materiais pedagógicos mais significativos são os chamados educativos, materiais gráficos, de comunicação nas salas; e os de educação física, para o espaço externo. Brinquedos que estimulam o simbolismo e a socialização, como jogos de faz-de-conta, construção e socialização, aparecem com percentuais insignificantes, apontando o pouco valor da representação simbólica e do brincar. | pt_BR |
dc.format.extent | p 229-245 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | brinquedos | pt_BR |
dc.subject | materiais pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | educação infantil | pt_BR |
dc.subject | cultura escolar | pt_BR |
dc.title | Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2023-12 | - |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
KISHIMOTO. Brinquedos e Materiais Pedagógicos. p.229-245 .pdf Acceso restringido | 403,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.