Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54712

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorKISHIMOTO, Tizuko Morchida-
dc.date.accessioned2024-01-23T17:49:03Z-
dc.date.available2024-01-23T17:49:03Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationKISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.2, jul./dez. 2001. p.229-245pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54712-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé se encontram no final do documentopt_BR
dc.description.abstractA identificação dos brinquedos e materiais pedagógicos e a caracterização de usos e significações para profissionais de educação infantil de São Paulo, que atuam com crianças de 4 a 6 anos, justificaram uma pesquisa tipo survey, acompanhada de recursos etnográficos (entrevistas, observações, vídeos), no período de 1996/1998. Estudos mostram que, dentro de uma instituição infantil, a organização da rotina, o espaço físico, seus objetos e materiais educativos influenciam os usuários na representação, determinando, em parte, a maneira como adultos e crianças sentem, pensam e interagem nesse espaço, definindo formas de socialização e apropriação da cultura. Pretendeu-se diagnosticar, pela triangulação de informações de entrevista, observações e vídeos, as razões para escolha e uso de determinados brinquedos e materiais pedagógicos. Os resultados indicam que a educação infantil da rede pesquisada apresenta concepções de criança - destituídas de autonomia - e de educação infantil voltadas para aquisição de conteúdos específicos. Os brinquedos e materiais pedagógicos mais significativos são os chamados educativos, materiais gráficos, de comunicação nas salas; e os de educação física, para o espaço externo. Brinquedos que estimulam o simbolismo e a socialização, como jogos de faz-de-conta, construção e socialização, aparecem com percentuais insignificantes, apontando o pouco valor da representação simbólica e do brincar.pt_BR
dc.format.extentp 229-245pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectbrinquedospt_BR
dc.subjectmateriais pedagógicospt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectcultura escolarpt_BR
dc.titleBrinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2023-12-
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KISHIMOTO. Brinquedos e Materiais Pedagógicos. p.229-245 .pdf
  Acceso restringido
403,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.