Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54735
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BOTLER, Alice Miriam Happ | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Kathia Maria de Melo e Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T13:44:28Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T13:44:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Kathia Maria de Melo e Silva. A felicidade na percepção de sujeitos escolares. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54735 | - |
dc.description.abstract | A Felicidade é tema tratado pela história e pela literatura que a tomam como uma busca, quase que inerente da condição humana e, ao longo do tempo, foi se metamorfoseando, com vistas a corresponder a cada contexto sociocultural. No Século XXI, ela volta a ser tema de interesse social, mas agora observada como um objeto consumível, vendido nas mais diversas formas de produtos, livremente especulado pelo mercado à luz dos ideais neoliberais. Essa compreensão nos impulsionou a pesquisar sobre como a escola tem mediado o debate acerca da Felicidade, com vistas a apoiar estudantes em formação a desenvolverem a percepção de Felicidade que querem para si. Nestes termos, nos perguntamos: quais as potencialidades da gestão escolar democrática para promover o debate sobre a autopercepção de Felicidade pelos sujeitos escolares. Na busca por respostas, o objetivo geral da pesquisa foi o de apreender algumas das concepções de Felicidade, de justiça e de democracia, posto que se trata de conceitos multifacetados, os quais se ajustam aos contextos, imprimindo-lhes um caráter identitário único. Para dar conta desta caminhada, definimos como objetivos específicos: 1. Reconhecer como os conceitos de Felicidade, democracia e justiça na escola tem sido tratado pela literatura, no contexto atual; 2. Analisar a autopercepção de Felicidade dos sujeitos escolares; 3. Caracterizar as razões que provocam o sentimento de Felicidade nos sujeitos escolares; 4. Relacionar a percepção de sujeitos escolares sobre Felicidade ao valor atribuído à educação e 5. Analisar se existe uma associação das práticas de uma gestão escolar democrática e justa com a autopercepção de Felicidade dos sujeitos escolares. Para tanto, realizamos um estudo de caso em uma escola da rede pública estadual de Pernambuco, selecionada por ter incluído, entre as disciplinas eletivas, propostas no ano de 2021, uma disciplina denominada Felicidade. Utilizamos como instrumentos para a coleta dos dados a entrevista semiestruturada e o questionário, como forma de possibilitar ao sujeito participante a escolha do instrumento que o deixasse mais confortável. Após a transcrição das entrevistas, empregamos a análise de conteúdo para categorizar e interpretar as respostas obtidas. Os dados apontaram que os sujeitos se reconhecem como pessoas felizes e apontam a escola como um lugar onde são felizes. Concluímos com esta pesquisa que a gestão escolar tem forte inserção na promoção de um ambiente escolar democrático participativo, associado à sua interação na perspectiva da promoção do bem-estar. Isto pode até desencadear práticas justas que se traduzem no autorreconhecimento dos sujeitos escolares como pessoas felizes, assim como eles identificam a escola como um lugar promotor dessa Felicidade. No entanto, Felicidade, para eles, tem sido mais relacionada à posse/controle (Ter), contrapondo-se ao que defendemos como uma questão de virtude humana (Ser), à luz de Aristóteles, ou ainda auxiliando-os a atribuir um sentido para a vida. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação afetiva | pt_BR |
dc.subject | Felicidade | pt_BR |
dc.subject | Gestão da escola | pt_BR |
dc.title | A felicidade na percepção de sujeitos escolares | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5625859338151865 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9284144427264959 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Happiness is a theme treated by history and literature that take it is as a search, almost inherent in the human condition and, over time, it has metamorphosed, in order to corresponding to each sociocultural context. In the 21st century, it is once again a subject of social interest, but now seen as a consumable object, sold in the most diverse forms of products, freely speculated by the market in light of neoliberal ideal. This understanding led us to research how the school has mediated the debate on happiness, aiming to supporting training students to develop the perception of happiness that they want for themselves. In these terms, we aim to analyze the potential of democratic school management to promote the debate on self-perception of happiness by school teachers. We tried to apprehend some of the conceptions of happiness, justice and democracy, since they are multifaceted concepts, which adjust to contexts, giving them a unique identity character. To carry out this journey, we have defined as specific objectives: 1. Analyze the school teachers self-perception of happiness; 2. Characterize the reasons that provoke the feeling of happiness in school teachers; 3. Relate the school teachers perception of happiness to the values attributed to education; 4. Analyze whether there is an association between democratic and fair school management practices and the school teachers self- perception of happiness. For that, we carried out a case study in a state public middle school in Pernambuco, which was selected for having included among the elective subjects proposed in the year 2021, a subject called Happiness. We used the semi-structured interview and the questionnaire as instruments for data collection, as a way to enable the respondents to choose the instrument that made them more comfortable. After transcribing the interviews, we used Content Analysis to categorize and interpret the responses obtained. The data showed that the teachers recognize themselves as a happy people and point to school as a place where they are happy. This research allowed us to conclude that school management has a strong insertion in the promotion of a participatory democratic school environment, associated with the interaction of school management in the perspective of promoting well-being. This can even unleash fair practices that translate into the self-recognition of school subjects as happy people, just as they identify the school as a place that promotes this happiness. For them, however, happiness has been more related to possession/control (Having), as opposed to what we defend as a matter of human virtue (Being), in the light of Aristotle, or even helping them to assign meaning to life. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Kathia Maria de Melo e Silva Barbosa.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons