Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54741

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Francisco Jatobá de-
dc.contributor.authorMORAIS, Hamilton Jonas de-
dc.date.accessioned2024-01-24T15:07:41Z-
dc.date.available2024-01-24T15:07:41Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2024-01-24-
dc.identifier.citationMORAIS, Hamilton Jonas de. DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: Uma análise das razões de chance para ingresso em cursos de maior e menor seletividade entre cotistas da UFPE. 2022. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Sociais - Bacharelado, Departamento de Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54741-
dc.description.abstractA desigualdade racial é um problema social antigo. No caso brasileiro, acontece desde a sua fundação e tem implicações até os dias atuais. O genocídio da população indígena, a escravidão, o racismo institucional – entre outros fatores – criaram abismos entre esses grupos em relação aos demais. Após intensa reivindicação dos movimentos sociais – principalmente do movimento negro – políticas públicas foram formuladas a fim de reduzir a desigualdade de oportunidades entre brancos e pretos, pardos e indígenas. A educação pública foi uma das áreas principais de interesse, visto que trata-se de um direito universal de responsabilidade do Estado. Assim, surgiram as ações afirmativas através das cotas raciais, que se caracterizam pela reserva de vagas a grupos específicos em vestibulares, concursos públicos e processos seletivos externos. A presente monografia objetiva investigar a desigualdade de oportunidades educacionais entre cotistas brancos e não brancos no acesso ao ensino superior na Universidade Federal de Pernambuco. De acordo com a teoria da Desigualdade Efetivamente Mantida, mesmo com a expansão da oferta de vagas, haveria a redução quantitativa das disparidades entre os grupos mas, qualitativamente, outros mecanismos – como renda e classe de origem – atuariam na perpetuação dos privilégios dos estratos em vantagem. Na investigação desse fenômeno, foram utilizados métodos quantitativos porque conseguem estabelecer relações entre variáveis e de causalidade. Para análise, foram realizados modelos logit para medir as razões de chance para acessar os cursos com maior e menor seletividade a partir da raça/cor, sexo, escolaridade dos pais e desempenho da escola de origem no IDEB. A pesquisa mostrou que, apesar de a maioria dos alunos serem pretos, pardos ou indígenas, terem pais com menor escolaridade e serem mulheres, os modelos estatísticos indicaram maiores possibilidades de escolha de cursos com maior seletividade para os homens, brancos e filhos de pais com ensino superior. Embora com limitações, a presente pesquisa obteve êxito nas suas proposições e corrobora com os trabalhos contemporâneos sobre o tema.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesigualdade racial;pt_BR
dc.subjectAções afirmativas;pt_BR
dc.subjectDesigualdade de oportunidades.pt_BR
dc.titleDESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: Uma análise das razões de chance para ingresso em cursos de maior e menor seletividade entre cotistas da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8671481457214833pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2604274612352251pt_BR
dc.description.abstractxRacial inequality is an age-old social problem. In the Brazilian case, it happens since its foundation and its implications last until the present day. The genocide of the indigenous population, slavery, institutional racism – among other factors – created chasms between these groups in relation to the others. After intense demands from social movements – mainly from the black movement – public policies were formulated in order to reduce the inequality of opportunities between white, black, and indigenous people. Public education was one of the main areas of interest, since it is a universal right of responsibility of the State. Thus, affirmative actions emerged through racial quotas, which are characterized by the reservation of vacancies to specific groups in entrance exams, civil service examinations and external selection processes. This monograph aims to investigate the inequality of educational opportunities between white and non-white quota students in accessing higher education at the Federal University of Pernambuco. According to the theory of Effectively Maintained Inequality, even with the expansion of vacancies, there would be a quantitative reduction of disparities between groups but, qualitatively, other mechanisms – such as income and class of origin – would act in the perpetuation of the privileges of the strata in advantage. In the investigation of this phenomenon, quantitative methods were used because they are able to establish relations between variables and causality. For analysis, logit models were performed to measure the odds-ratio to access courses with greater and less selectivity based on race/color, sex, parental education and performance of the school of origin in IDEB. The research showed that, despite the fact that most students are black or indigenous, have parents with less education and are women, the statistical models indicated greater possibilities of choosing courses with greater selectivity for men, white people and children of parents with higher degree education. Although with limitations, the present research was successful in its propositions and corroborates to the contemporary works on the subject.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Sociologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia pt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Hamilton Jonas de Morais.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons