Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54749

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Denise Clementino de-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Juliette Ione Santana de-
dc.date.accessioned2024-01-25T11:54:30Z-
dc.date.available2024-01-25T11:54:30Z-
dc.date.issued2023-08-14-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Juliette Ione Santana de. Negócios periféricos e gestão ordinária: um olhar a partir das redes de mulheres que atuam na feira da sulanca. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54749-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi analisar as redes de negócios e de apoio das mulheres que atuam na feira da Sulanca em Caruaru-PE, a partir da gestão ordinária e das dimensões de negócio periférico. Justifica-se que diante dos trabalhos existentes sobre o “agreste pernambucano das confecções”, há uma lacuna no que tange às mulheres desta feira e as redes de negócios, que estão conectadas desde o surgimento da mesma até os dias atuais, onde as mulheres predominam como força do trabalho no contexto periférico da confecção, e nos empreendimentos informais conhecidos como facções. Assim, a pesquisa qualitativa decorreu a partir de um estudo de caso com lócus na feira da Sulanca. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação não participante e captação de fotografias com mulheres que possuam bancos na feira. Com a análise de conteúdo dos dados obtidos, mapeou-se as redes de negócios das mulheres faccionistas da Sulanca, identificou-se as múltiplas composições das redes de negócios com membros familiares, facções contratadas e também particularidades como relações formalizadas. Já nas redes de apoio, há redes estruturadas e também redes inexistentes. Quanto às práticas de gestão, são baseadas nas vivências e na sobrevivência do negócio. Esse estudo também contribuiu com dados das redes de negócios e de apoio dispostas na confecção, traçando o perfil dos componentes, também apontando os principais desafios que se referem à feira da Sulanca, seja de infraestrutura ou organização, e ainda a persistência da divisão sexual do trabalho na confecção.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRedes de negóciospt_BR
dc.subjectGestão de negóciospt_BR
dc.subjectRoupas - Confecçãopt_BR
dc.titleNegócios periféricos e gestão ordinária : um olhar a partir das redes de mulheres que atuam na feira da sulancapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6260201684250824pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3730642495177703pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxEl objetivo de este estudio fue analizar las redes empresariales y de apoyo de las mujeres que trabajan en la feria Sulanca, en Caruaru-PE, a partir de la gestión ordinaria y de las dimensiones del negocio periférico. Se justifica que frente a los trabajos existentes sobre el "agreste pernambucano das confecções", existe un vacío en relación a las mujeres de esta feria y a las redes empresariales, que se conectan desde el surgimiento de la misma hasta la actualidad, donde predominan las mujeres como fuerza de trabajo en el contexto periférico de la confección, y en emprendimientos informales conocidos como facciones. Así, la investigación cualitativa se basó en un estudio de caso con locus en la feria Sulanca. Se realizaron entrevistas semiestructuradas, observación no participante y fotografía con mujeres que tienen bancos en la feria. A través del análisis de contenido de los datos obtenidos, se mapearon las redes empresariales de las mujeres faccionistas de Sulanca, identificando las múltiples composiciones de redes empresariales con familiares, facciones contratadas y también particularidades como las relaciones formalizadas. En cuanto a las redes de apoyo, existen redes estructuradas y redes inexistentes. En cuanto a las prácticas de gestión, se basan en experiencias y supervivencia empresarial. Este estudio también aportó datos sobre las redes empresariales y de apoyo en la industria de la confección, delineando el perfil de los componentes, señalando también los principales desafíos que se refieren a la feria Sulanca, sean de infraestructura u organización, y la persistencia de la división sexual del trabajo en la industria de la confección.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juliette Ione Santana de Siqueira.pdf
  Item embargado até 2026-01-06
3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons