Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54753
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AGUIAR, Márcia Angela da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA FILHO, Antonio Agostinho da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-25T13:01:03Z | - |
dc.date.available | 2024-01-25T13:01:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, Antônio Agostinho da. Educação pública e a lógica privada: uma análise das tendências de privatização da educação em Pernambuco (2010-2018). 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54753 | - |
dc.description.abstract | Esta tese tem como objeto de pesquisa as tendências de privatização da educação básica em Pernambuco, com um recorte temporal no período de 2010 a 2018. Busca explicitar como a lógica privada influencia a formulação de políticas educacionais em Pernambuco, os programas e projetos na Rede Estadual, a partir do mapeamento dos atores públicos e privados envolvidos, considerando a perspectiva da racionalidade neoliberal e os impactos do papel estratégico que o setor privado exerce na educação pública no que tange ao desenvolvimento social e econômico. Assim, apresenta uma contextualização sobre o Estado, as reformas empreendidas nas últimas décadas do século XX e suas repercussões na política educacional, em conjunto com o setor privado na oferta de produtos educacionais, reforçando, a lógica de quase-mercado em educação e, no limite, os processos de reprodução do sistema de acumulação do capital. O percurso teórico-metodológico contemplou análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e informações disponíveis em documentos e relatórios de atividades das instituições, matérias disponíveis em websites, além de buscas extensas na internet em sites das empresas, governo, fundações e institutos, comunicação e mídia, definidos com base em alguns descritores, considerando a abordagem baseada na análise de redes políticas em (BALL, 2014; FIALHO, 2014; RECUERO E AMARAL, 2011). A pesquisa identificou que as parcerias do Sistema Estadual de Educação apresentam opacidade na sua formulação e nível de transparência quanto à aplicação de recursos do fundo público em educação nessas iniciativas. Foram identificados mais de quatro dezenas de atores privados com influência na política educacional de Pernambuco nesse período, além da confluência a uma rede de lideranças em gestão educacional que fortaleceu e expandiu o modelo de educação desenvolvido no estado como referência para o país. Confirma-se, também, que as reformas no Sistema Estadual de Educação de Pernambuco são influenciadas por interesses de grupos privados, mediante acordos diversos. Identificou-se, ainda, a emergência de processos embrionários de formas de privatização, em razão da influência na gestão de uma adesão ampla aos modelos de educação privada, mediante a oferta de formação continuada numa lógica de produtividade, de resposta aos padrões de avaliação nacional e locais e de tentativas difusas de apropriação dos recursos da educação com mudanças no aparato legal, ampliando as políticas de accountability e responsabilização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Privatização do ensino | pt_BR |
dc.subject | Política da escola púbica | pt_BR |
dc.title | Educação pública e a lógica privada : uma análise das tendências de privatização da educação em Pernambuco (2010-2018) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2488727124220227 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9445186556699560 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis has as its research object the privatization trends of basic education in Pernambuco, with a time frame from 2010 to 2018. It seeks to explain how private logic influences the formulation of educational policies in Pernambuco, the programs and projects of the State Network, based on mapping the public and private actors involved, considering the perspective of neoliberal rationality and the impacts of the strategic role that the private sector plays in public education with regard to social and economic development. Thus, it presents a contextualization of the State, the reforms undertaken in the last decades of the 20th century and their repercussions on educational policy, together with the private sector in the provision of educational products, reinforcing the quasi-market logic in education and, at the limit, the reproduction processes of the capital accumulation system. The theoretical-methodological path included documentary analysis (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) and information available in documents and activity reports from institutions, materials available on websites, as well as extensive internet research on websites of companies, governments, foundations and institutes, communication and media, defined based on some descriptors, considering the approach based on the analysis of political networks in (BALL, 2014; FIALHO, 2014; RECUERO E AMARAL, 2011). The research identified that the partnerships of the State Education System present opacity in their formulation and level of transparency regarding the application of resources from the public education fund in these initiatives. More than four dozen private actors with influence on Pernambuco's educational policy during this period were identified, in addition to the confluence of a network of leaders in educational management that strengthened and expanded the education model developed in the state as a reference for the country. It is also confirmed that reforms in the Pernambuco State Education System are influenced by the interests of private groups, through different agreements. The emergence of embryonic processes of forms of privatization was also identified, through the influence on the management of a broad adherence to private education models, through the provision of continued training in a productivity logic, in response to national and local assessment standards and attempts diffuse appropriation of educational resources with changes in the legal apparatus, expanding accountability and accountability policies. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta tesis tiene como objetivo investigar las tendencias de privatización de la educación básica en Pernambuco, de 2010 a 2018. Busca explicar cómo la lógica privada influye en la formulación de políticas educativas en Pernambuco, los programas y proyectos de la Red Estatal. a partir del mapeo de los actores públicos y privados involucrados, considerando la perspectiva de la racionalidad neoliberal y los impactos del papel estratégico que juega el sector privado en la educación pública de cara al desarrollo social y económico. Así, presenta una contextualización del Estado, las reformas emprendidas en las últimas décadas del siglo XX y sus repercusiones en la política educativa, junto al sector privado en la provisión de productos educativos, reforzando la lógica cuasi mercantil en la educación y, en definitiva, los procesos de reproducción del sistema de acumulación de capital. El recorrido teórico-metodológico incluyó análisis documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e información disponible en documentos e informes de actividad de instituciones, materiales disponibles en sitios web, así como búsquedas extensas en Internet en sitios web de empresas, gobiernos, fundaciones e institutos , medios de comunicación. y medios, definidos a partir de algunos descriptores, considerando el enfoque basado en el análisis de redes políticas en (BALL, 2014; FIALHO, 2014; RECUERO E AMARAL, 2011). La investigación identificó que las alianzas del Sistema Educativo del Estado presentan opacidad en su formulación y nivel de transparencia respecto de la aplicación de recursos del fondo público de educación en estas iniciativas. Fueron identificados más de cuatro decenas de actores privados con influencia en la política educativa de Pernambuco durante este período, además de la confluencia de una red de líderes en gestión educativa que fortaleció y amplió el modelo educativo desarrollado en el estado como referencia para el país. También se confirma que las reformas en el Sistema Educativo del Estado de Pernambuco están influenciadas por los intereses de grupos privados, a través de diferentes acuerdos. También se identificó el surgimiento de procesos embrionarios de formas de privatización, a través de la influencia en la gestión de una amplia adhesión a modelos educativos privados, a través de la provisión de formación continua en una lógica de productividad, en respuesta a estándares de evaluación nacionales y locales. y ubicaciones. intentos difusos de apropiación de recursos educativos con cambios en el aparato legal, ampliando la rendición de cuentas y las políticas de rendición de cuentas. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Antonio Agostinho da Silva Filho.pdf | 7,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons