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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54761

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, André Gustavo Ferreira da-
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Allan Diêgo Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-01-25T15:28:37Z-
dc.date.available2024-01-25T15:28:37Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Allan Diêgo Rodrigues. Os círculos de cultura on-line na perspectiva freireana: experiências decoloniais do MST na constituição de um espaço-tempo para a formação humana. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54761-
dc.description.abstractO objeto de investigação desta tese de doutorado são os círculos de cultura on-line na perspectiva freireana, no contexto da pandemia, como experiências libertadoras constituídas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Neste sentido, problematizamos: seria possível reconhecer nos círculos de cultura on-line traços de uma linguagem decolonial que favoreça um espaço-tempo de formação humana, tendo em vista um processo libertador para os seus participantes como proposta educativa, na conjuntura adversa da pandemia da Covid-19? Ao vivenciarmos o processo de investigação, defendemos que a experiência dos círculos de cultura on-line na perspectiva freireana constitui-se um espaço-tempo libertador para a produção de conhecimentos, saberes e formação política, por meio da dimensão coletiva possibilitada pelo encontro entre sujeitos diversos, de culturas distintas. Investigamos as dinâmicas dos círculos de cultura on-line do Curso Paulo Freire, Educador do povo, problematizando os possíveis traços decoloniais da sua linguagem na constituição de um espaço-tempo de formação humana, tendo em vista um processo libertador para os seus participantes, no contexto da pandemia da Covid-19. Refletimos sobre o sentido da decolonialidade da linguagem para um pensar-fazer decolonial no Grupo M/C, em Paulo Freire e no pensamento pedagógico do MST, visando à formação humana na perspectiva da libertação; sistematizamos a história e a experiência dos círculos de cultura e a sua vivência on- line no Curso Paulo Freire, Educador do povo; e buscamos compreender os sentidos das expressões da linguagem decolonial constituída pela experiência dialógica dos círculos de cultura on-line do Curso Paulo Freire, Educador do povo, como um espaço-tempo para a formação humana dos participantes. O percurso teórico- metodológico da pesquisa foi refletido a partir das concepções do pensamento decolonial proposto pelo Grupo M/C e da compreensão decolonial presente no pensamento freireano e do MST, como intercessores teóricos. No itinerário de vivência/observação, leitura/reflexão e interpretação do pensamento decolonial, propomos a Hermenêutica do Ser mais, vinculando a Hermenêutica à compreensão do Ser Mais, na perspectiva freireana. Os círculos de cultura on-line evidenciaram que, mais uma vez, temos que problematizar, buscar novos começos, perguntar sobre a politicidade da educação, para fortalecermos a formação dos/das cidadãos/ãs. O MST reinventou os círculos de cultura, revestindo-os de nova dinamicidade, incorporando neles a mística e a escrita de cartas pedagógicas, tomando-os como movimento social que se propõe acampar no território virtual, espaço considerado, em princípio, propriedade das elites, tornando-o um espaço- tempo cultural de formação humana. As cartas pedagógicas e a mística refletem as potencialidades dos círculos de cultura on-line de investigar e problematizar os problemas sociais, propondo novos espaços de educação e práticas educativas em plataformas virtuais. Os círculos de cultura on-line acenam para novos possíveis, favorecendo os contextos escolares, os movimentos sociais e as organizações não governamentais (ONGs) a reconhecerem com mais veemência a importância do imbricamento que há entre a educação, a política e os espaços virtuais. Os círculos de cultura on-line são, portanto, um espaço de formação humana e, por isso mesmo, espaço de formação política, democrática.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMétodo Paulo Freirept_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectMovimentos sociais e educaçãopt_BR
dc.titleOs círculos de cultura on-line na perspectiva freireana : experiências decoloniais do MST na constituição de um espaço-tempo para a formação humanapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9370778718661637pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3966877544841288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe object of investigation of this doctoral thesis are online culture circles from a Freirean perspective, in the context of the pandemic as liberating experiences constituted by the Landless Rural Workers Movement (MST). In this sense, we problematize: would it be possible to recognize in online culture circles traces of a decolonial language that favors a space-time of human formation, with a view to a liberating process for its participants as an educational proposal, in the adverse situation of the coronavirus pandemic? Covid-19? When experiencing the research process, we argue that the experience of online culture circles from a Freirean perspective constitutes a liberating space-time for the production of knowledge, wisdom and political formation through the collective dimension made possible by the encounter between diverse subjects, from different cultures. We investigated the dynamics of the online culture circles of the Paulo Freire, Educator of the People Course, problematizing the possible decolonial traits of their language in the constitution of a space-time of human formation, with a view to a liberating process for its participants, in the context of the Covid-19 pandemic. We reflect on the meaning of the decoloniality of language for a decolonial thinking-doing in the M/C Group, in Paulo Freire and in the pedagogical thought of the MST, aiming at human formation from the perspective of liberation; we systematized the history and experience of culture circles and their online experience in the Paulo Freire, Educator of the People Course; and we seek to understand the meanings of the expressions of the decolonial language constituted by the dialogical experience of the online culture circles of the Paulo Freire, Educator of the People Course, as a space-time for the human formation of the participants. The theoretical-methodological path of the research was reflected based on the concepts of decolonial thinking proposed by the M/C Group and the decolonial understanding present in Freirean and MST thinking, as theoretical intercessors. In the itinerary of experience/observation, reading/reflection and interpretation of decolonial thinking, we propose the Hermeneutics of Being Plus, linking Hermeneutics to the understanding of Being Plus, from a Freirean perspective. Online culture circles have shown that, once again, we have to problematize, seek new beginnings, ask about the politics of education, to strengthen the training of citizens. The MST reinvented culture circles, giving them a new dynamic, incorporating mystique and the writing of pedagogical letters into them, taking them as a social movement that proposes to camp in virtual territory, a space considered, in principle, the property of the elites, making it a cultural space-time of human formation. The pedagogical letters and mystique reflect the potential of online culture circles to investigate and problematize social problems, proposing new educational spaces and educational practices on virtual platforms. Online culture circles open up new possibilities, encouraging school contexts, social movements and non-governmental organizations (NGOs) to recognize more vehemently the importance of the overlap between education, politics and virtual spaces. Online culture circles are, therefore, a space for human formation and, therefore, a space for political and democratic formation.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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