Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54771
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia Filho, Pedro Paulo Pinto, | - |
dc.contributor.author | Silva, Hádina Stéfany de Santana, | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-25T16:55:12Z | - |
dc.date.available | 2024-01-25T16:55:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, H.S.S. ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA: Práticas educacionais dos Garis Marítimos em Tamandaré-PE. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54771 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como intuito apresentar práticas educacionais, voltadas para a preservação ambiental realizadas pelo Instituto Garis Marítimos e em como elas podem ser utilizadas nas aulas de Geografia. O objetivo geral foi compreender as técnicas de ensino aplicadas pela Organização Não Governamental (ONG), Garis Marítimos, como foi projetada a iniciativa para gerar um impacto maior sobre a urgência da preservação ambiental. E como foi o processo de adesão da população às mudanças que foram sugeridas, para que fossem alcançadas a redução dos impactos à biodiversidade marinha. Já os específicos são: analisar a metodologia de ensino aplicada com crianças inseridas na educação básica; investigar se essa metodologia ativa proporcionou uma compreensão melhor do conteúdo; a viabilidade para ser realizada em escolas públicas e privadas de outras localidades. Posteriormente, foi descrita a metodologia e como é efetuada, para alcançar os objetivos foi necessária a realização da pesquisa bibliográfica, campos para observação das atividades e entrevistas. Por fim, a conquista dos propósitos da pesquisa, constatando a alteração de hábitos do alunado que é atendido pela ONG e a viabilidade da metodologia ser em instituições de ensino de outras localidades. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ecocidadão | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA: Práticas educacionais dos Garis Marítimos em Tamandaré-PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8571986333586901 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4368839025919696 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to present educational practices aimed at environmental preservation carried out by the Garis Marítimos Institute and how they can be used in Geography classes. The general objective was to understand the teaching techniques applied by the Non-Governmental Organization (NGO), Garis Marítimos, how the initiative was designed to generate a greater impact on the urgency of environmental issues and how the population adhered to the changes that were suggested, so that the reduction of impacts on marine biodiversity could be achieved. The specific ones are: analyzing the teaching methodology applied to children enrolled in basic education; investigate whether this active methodology provided a better understanding of the content; the feasibility of being carried out in public and private schools in other locations. Subsequently, the methodology was described and how it is carried out. To achieve the objectives, it was necessary to carry out bibliographical research, fields for observing activities and interviews. Finally, the achievement of the research purposes, noting the change in habits of the students who are served by the NGO and the feasibility of the methodology in educational institutions in other locations. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-3946-9281 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA.pdf | 18,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons