Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54804

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Eleta de Carvalho-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Williams Cristian Rodrigues do-
dc.date.accessioned2024-01-26T16:03:53Z-
dc.date.available2024-01-26T16:03:53Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Williams Cristian Rodrigues do. Cidadania e multi/interculturalidade no ensino de História no ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54804-
dc.description.abstractEsta pesquisa discute Cidadania e multi/interculturalidade no ensino de História no Ensino Médio e decorre de inquietações acerca do debate sobre a natureza social da prática docente e a tradicional incumbência de um ensino de História com vistas à formação para a cidadania. Seu problema norteador é: como um currículo multi/intercultural de História pode contribuir para uma formação cidadã na contemporaneidade? O trabalho centraliza sua discussão no Currículo de História do Ensino Médio levando em consideração o complexo contexto social brasileiro. Defendendo uma orientação multicultural, seu objetivo geral é compreender as contribuições de um currículo multi/intercultural de História para uma formação cidadã contemporânea de estudantes do Ensino Médio. Os objetivos específicos consistem em analisar a concepção de cidadania presente nas prescrições nacionais para o ensino de História ao longo do tempo; discutir sobre um Currículo multi/intercultural de História no contexto de uma formação cidadã; e desenvolver uma proposição didática que possa contribuir para que estudantes, professores e professoras de História possam refletir sobre a cidadania como categoria indispensável à aprendizagem de conhecimentos históricos. Como metodologia, adota-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. A pesquisa aponta que, diante de uma sociedade desigual como a brasileira, um currículo multi/intercultural de História que compreenda noções de cidadania numa perspectiva plural seja capaz de contribuir para práticas pedagógicas que promovam a participação e a escolarização comum, conduzindo a uma formação social inclusiva, democrática e cidadã em detrimento de uma educação de tendência homogeneizadora. Como produto deste trabalho, é apresentada uma proposta de ensino estruturada em sequências didáticas onde a categoria cidadania esteja na centralidade contextual dos eventos históricos ensinados, direcionando os educandos para um fim específico: uma formação ativa e orientada para a construção de uma consciência cidadã contemporânea.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleCidadania e multi/interculturalidade no ensino de História no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5908556671995889pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1696659914933898pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis research discusses citizenship and multi/interculturality in teaching History in High School and stems from concerns about the debate about the social nature of teaching practice and the traditional task of teaching History with a view to training for citizenship. Its guiding problem is: how can a multi/intercultural History Curriculum contribute to citizenship training in contemporary times? The work centers its discussion on the High School History Curriculum, takin into account the complex brazilian social context. Defending a multicultural orientation, its general objective is to understand the contribuitions of a multi/intercultural History Curriculum to a contemporary citizenship education of High School students. The especific objectives consist of analyzing the conception of citizenship present in the national prescriptions for the teaching of History over time; discuss a multi/intercultural History Curriculum in the context of citizenship education; and to develop a didactic proposal that can help students and History teachers to reflect on citizenship as a dependent category for learning historical knowledge. As a methodology, a qualitative bibliographical research was adopeted. The research points out that, in the face of na unequal society like the brazilian one, a multi/intercultural History Curriculum that includes notions of citizenship in a plural perpsctive is capable of contributing to pedagogical practices that promote participation and common schooling, leading to a social formation inclusive, democratic and citizen-oriented to the detriment of an education with a homogenizing tendency. As a product of this work, a teaching proposal is presented structured in didactic sequences where the citizenship category is in the contextual centrality of the historical events taught, directing students towards a specific purpose: an active formation oriented towards the construction of a contemporary citizen consciense.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Williams Cristian Rodrigues do Nascimento.pdf1,84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons