Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54867

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorREIS, Maria da Conceição dos-
dc.contributor.authorBARROS, Rafaela de Alcântara-
dc.date.accessioned2024-01-29T17:26:19Z-
dc.date.available2024-01-29T17:26:19Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.identifier.citationBARROS, Rafaela de Alcântara. Experiências educativas de pessoas negras surdas e construção de identidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54867-
dc.descriptionBARROS, Rafaela de Alcântara, também é conhecida em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Rafaela Alcântara Barros de.pt_BR
dc.description.abstractNo bojo das questões sobre as identidades diversas, vem ganhando força o movimento de Surdos Negros no Brasil, o qual surge com a necessidade de se debater as problemáticas específicas enfrentadas por esses sujeitos em nossa sociedade. Estas questões estão intimamente ligadas ao pertencimento a uma comunidade específica que luta por direitos que vão além do reconhecimento linguístico. Assim, torna-se necessário abordar questões relevantes ao desenvolvimento da comunidade negra surda, tendo como base o reconhecimento e o respeito à dimensão relacionada ao “ser negro surdo”, encarando-os enquanto constituintes de uma língua, culturas e identidades legítimas. Nesse sentido, com a presente dissertação, objetivamos compreender quais experiências educativas marcam o processo de construção da identidade de estudantes negros surdos da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Dessa forma, foram realizadas e analisadas entrevistas de estudantes negros surdos do curso de Licenciatura em Letras-Libras da referida instituição, a fim de investigar os processos educativos que perpassam o processo de construção identitária desses sujeitos. Para a construção da fundamentação da pesquisa tivemos como base a teoria da Afrocentricidade, sistematizada a partir de Molefi Kete Asante (1980). Assim, foi possível discutirmos a relação entre a Afrocentricidade, a Identidade e a Educação das Relações Étnico-Raciais, traçando caminhos possíveis para entendermos de que forma as experiências educativas desses sujeitos atravessam suas vivências e marcam a sua identificação, considerando a importância de ter o povo negro no centro de sua narrativa, como agentes econômicos, culturais, políticos e sociais, para não mais serem mantidos enquanto marginais na sua própria história. Com o intuito alcançar os objetivos propostos pela pesquisa tivemos a História Oral como metodologia para a realização de entrevistas narrativas com os participantes selecionados (MEIHY; HOLANDA, 2015), (ALBERTI, 2005). Ao entender que essa pesquisa exige interpretações que não podem ser quantificadas, nos fundamentamos sob uma abordagem qualitativa (MINAYO, 2001). Como resultado identificamos que as experiências que trazem a questão racial pouco aparecem, destacando-se apenas momentos pontuais em uma disciplina ou no mês da consciência negra nas escolas. Entretanto, estas não se mostram capazes de construir uma imagem positiva do ser negro ou até mesmo apresentar uma continuidade das experiências. Por outro lado, as experiências que são narradas a partir do ser surdo conseguem aparecer com mais frequência e serem desenvolvidas pelos entrevistados. Notamos, com isso, que a construção da identidade negra surda se dá de maneira ainda desigual, onde a surdez ganha destaque e possibilita um desenvolvimento mais aprofundado e consciente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectNegros – Educaçãopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.titleExperiências educativas de pessoas negras surdas e construção de identidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1961037425939829pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7351422483583281pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxIn the midst of questions about diverse identities, the Black Deaf movement in Brazil has been gaining strength, arising from the need to debate the specific problems faced by these individuals in our society. These issues are closely linked to belonging to a specific community that fights for rights that go beyond linguistic recognition. Thus, it is necessary to address issues relevant to the development of the black deaf community, based on recognizing and respecting the dimension related to "being black deaf", seeing them as constituents of a legitimate language, cultures and identities. With this in mind, the aim of this dissertation is to understand which educational experiences mark the process of identity construction for black deaf students at the Federal University of Pernambuco (UFPE). In this way, interviews were conducted and analyzed with black deaf students on the degree course in Literature-Libras at this institution, in order to investigate the educational processes that permeate the process of identity construction for these individuals. The research was based on the theory of Afrocentricity, systematized by Molefi Kete Asante (1980). Thus, it was possible to discuss the relationship between Afrocentricity, Identity and Education for Ethnic-Racial Relations, tracing possible paths to understand how the educational experiences of these subjects cross their experiences and mark their identification, considering the importance of having black people at the center of their narrative, as economic, cultural, political and social agents, so that they are no longer kept as marginals in their own history. In order to achieve the objectives proposed by the research, we used Oral History as a methodology to carry out narrative interviews with the selected participants (MEIHY; HOLANDA, 2015), (ALBERTI, 2005). Understanding that this research requires interpretations that cannot be quantified, we used a qualitative approach (MINAYO, 2001). As a result, we identified that experiences that bring up the issue of race appear little, with only specific moments in a subject or in the month of black awareness in schools. However, these do not prove capable of building a positive image of being black or even presenting a continuity of experiences. On the other hand, the experiences that are narrated from the point of view of being deaf manage to appear more frequently and are developed by the interviewees. As a result, we can see that the construction of black deaf identity is still unequal, where deafness comes to the fore and makes it possible to develop a black identity.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafaela de Alcântara Barros.pdf
  Item embargado até 2026-01-24
1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons