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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54878

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorSILVA, Risocleide Aparecida Maria da-
dc.date.accessioned2024-01-30T12:36:54Z-
dc.date.available2024-01-30T12:36:54Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationSILVA, Risocleide Aparecida Maria da. Formação continuada de professores/as no âmbito do Programa Criança Alfabetizada: repercussões nas práticas de ensino da leitura e da escrita no final da Educação Infantil e no 1o ano do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54878-
dc.description.abstractEste estudo, de natureza qualitativa, objetivou investigar as repercussões do curso de formação continuada do Programa Criança Alfabetizada (PCA) nas práticas cotidianas de ensino da leitura e da escrita de professores/as do último ano da Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa duas professoras, sendo uma de Educação Infantil - 5 anos e a outra do 1o ano do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa documental, a observação participante e a entrevista semiestruturada. O lócus investigativo deste estudo foi uma instituição escolar localizada na região agreste do Estado de Pernambuco. Percebemos, que, nas práticas da professora de Educação Infantil, estavam presentes desde a cópia da lousa até o trabalho com o Projeto Detetive das Palavras, que apresentava propostas de alfabetização e de letramento, temas presentes nas formações municipais do PCA. As práticas de ensino da leitura e da escrita da professora do 1° ano consistiam, em sua maioria, em exercícios de base tradicional, como a leitura/recitação do alfabeto e das famílias silábicas. Visualizamos as repercussões das formações do PCA em alguns momentos de suas práticas, principalmente no que se refere à utilização dos materiais do Programa (Almanaque 1). Enfatizamos que, apesar de ter sido um tema tratado nas formações do município, conforme constante nas pautas formativas, a docente retrabalhou os comandos de algumas atividades presentes no Almanaque 1 e adaptou-os à sua turma. De modo geral, havia, nas práticas das duas professoras, a presença intensa de atividades de alfabetização de base tradicional, indicando que, apesar de terem adotado algumas propostas (ainda que poucas) das formações do Programa, os elementos que prevaleceram nos processos de ensino/aprendizagem estavam mais relacionados ao que aprenderam em outros tempos e espaços profissionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma de alfabetização – Pernambucopt_BR
dc.subjectProfessores – Formação – Pernambucopt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectPrática de ensino – Pernambucopt_BR
dc.subjectLeitura – Estudo e ensino – Pernambucopt_BR
dc.subjectEscrita – Pernambucopt_BR
dc.titleFormação continuada de professores/as no âmbito do Programa Criança Alfabetizada : repercussões nas práticas de ensino da leitura e da escrita no final da Educação Infantil e no 1o ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3068945820466887pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis study, with a qualitative approach, aimed to investigate the repercussions of the continuing training course of the Programa Criança Alfabetizada (PCA) on the daily practices of teaching reading and writing of teachers in the last year of Early Childhood Education and the 1st year of Elementary School. Two teachers have participated in this research, one from Early Childhood Education (5 years old students) and the other from the 1st year of Elementary School. Therefore, we have used documentary research, partaker observation and semi-structured interviews as methodological procedures. The investigative locus of this study was a school located in the “agreste” region of the State of Pernambuco. We have noticed that everything was present in the Early Childhood Education teacher’s practices, from copying the blackboard to working with the Detetive das Palavras Project and the latter presented literacy proposals, themes present in the PCA's municipal training. The first year teacher's reading and writing teaching practices consisted, most of the time, of traditional basic exercises, such as reading/reciting the alphabet and syllabic families. We visualize the repercussions of the PCA training in some moments of their practices, mainly regarding the use of Program materials (Almanaque 1). We emphasize that, despite it has been a topic covered in the municipal's training sessions, we constantly followed the training guidelines. The teacher worked one more time with the commands for some activities present in Almanaque 1 and adapted them to the class. In general, there was, in the practices of the two teachers, an intense presence of traditional-based literacy activities, reducing the fact that, despite having adopted some proposals (only a few, however) from the Program's training, the elements that prevailed in the teaching processes/learning were more related to what they have learned in other times and professional spaces.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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