Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54879

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marilene Rosa dos-
dc.contributor.authorGOMES, Hugo Gustavo de Lira-
dc.date.accessioned2024-01-30T13:01:53Z-
dc.date.available2024-01-30T13:01:53Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.citationGOMES, Hugo Gustavo de Lira. O saber ângulo em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54879-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar a abordagem de uma coleção de livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental aprovada no Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2020, em relação ao saber ângulo. Para tanto, apoiou-se teórica e metodologicamente na Teoria Antropológica do Didático – TAD, na qual visou de forma mais específica caracterizar as organizações matemáticas e didáticas em relação ao saber ângulo. Para isso, utilizou- se como percurso metodológico a pesquisa qualitativa de caráter documental, na qual analisou uma coleção de livros mais adotada no Brasil do 6o ao 9o ano do ensino fundamental. Os resultados indicaram que a coleção apresenta 226 tarefas que apontaram para cinco tipos de tarefas, sendo elas: TD – Determinar a medida da abertura do ângulo de uma figura ou região, TV – Resolver proposições envolvendo ângulos formados por duas retas cortadas por uma transversal, TI – Identificar ângulos em figuras, TR – Reconhecer representações de ângulos em situações cotidianas e TCL – Classificar ângulos conforme a medida de abertura. Associados a esses tipos foram encontrados 21 subtipos de tarefas. Em relação à organização didática da coleção, percebemos que no livro didático do 6o ano o saber ângulo está relacionado com as ideias de giro, abertura e inclinação. Essas ideias são observadas a partir de situações do cotidiano. Também trabalha o ângulo como região e discute sobre a medida da abertura elaborando uma técnica voltada ao uso do transferidor. No 7o ano, o saber ângulo é ampliado e trabalhado por meio de diferentes classificações como: enquanto a medida de sua abertura, giro, ângulos relacionados a geometria, a soma das suas medidas, região e ângulos formados por retas paralelas e cortados por uma transversal. Neste ano escolar, também é encontrado o subtipo de maior expressão que é TD6 – Determinar a medida da abertura do ângulo por meio de processos algébricos, e essa predominância é vista também nos anos posteriores. Com relação ao livro do 8o ano, percebemos que a bissetriz de um ângulo é explorada no ambiente tecnológico-teórico, porém não há nenhuma tarefa relativa a esse assunto. Também é nesse ano escolar que se explora a classificação de ângulos retos, agudos e obtusos. No livro do 9o ano é realizado o resgate de outros tipos de tarefas exploradas em anos anteriores, a exemplo de ângulos formados por retas cortados por uma transversal e classificação de tipos de ângulos. Portanto, ao analisar a coleção percebemos que os primeiros encontros com o saber no 6o e 7o anos acontecem de maneira contextualizada, já no 8o e 9o anos os reencontros com o saber ângulo acontecem já nos momentos de constituição do ambiente tecnológico-teórico e de institucionalização. Existe uma diversidade de tarefas e as técnicas evoluem partindo do uso do transferidor para a determinação da medida através dos processos algébricos. A constituição do ambiente tecnológico-teórico e a institucionalização ocorrem de maneira simultânea. Não identificamos avaliação praxeológica na coleção, no entanto, os autores retomam alguns tipos de tarefas na tentativa de realizar avaliação da aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO saber ângulo em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental sob a ótica da Teoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6209365507109702pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2234877552692538pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze the approach of a collection of mathematics textbooks for the final years of elementary school approved in the National Textbook and Teaching Material Program - PNLD 2020, in relation to the concept of angles. The theoretical and methodological framework was based on the Anthropological Theory of the Didactic – TAD, with the specific goal of characterizing the mathematical and didactic organizations related to the concept of angles. The methodology employed was qualitative, using documentary research to analyze a collection of textbooks widely adopted in Brazil for the 6th to 9th grades. The results indicated that the collection includes 226 tasks categorized into five types: TD – Determining the measure of the angle opening of a figure or region, TV – Solving propositions involving angles formed by two lines cut by a transversal, TI – Identifying angles in figures, TR – Recognizing representations of angles in everyday situations, and TCL – Classifying angles according to the measure of the opening. Associated with these types, 21 subtypes of tasks were identified. Regarding the didactic organization of the collection, it was observed that, in the 6th-grade textbook, the concept of angles is related to the ideas of rotation, opening, and inclination. These ideas are explored through everyday situations, and the angle is also treated as a region, discussing the measure of the opening and elaborating a technique using the protractor. In the 7th grade, the concept of angles is expanded, considering different classifications such as the measure of the opening, rotation, angles related to geometry, the sum of their measures, region, and angles formed by parallel lines cut by a transversal. This year also introduces the predominant subtype TD6 – Determining the measure of the angle opening through algebraic processes, a dominance that continues in subsequent years. In the 8th-grade textbook, it was observed that the bisector of an angle is explored in the technological- theoretical environment, although no tasks related to this subject are found. This year also explores the classification of right, acute, and obtuse angles. In the 9th-grade textbook, there is a retrieval of task types explored in previous years, such as angles formed by lines cut by a transversal and the classification of types of angles. In conclusion, the analysis of the collection reveals that initial encounters with the concept in the 6th and 7th grades occur in a contextualized manner, while in the 8th and 9th grades, the reencounters with the concept of angles occur during the construction of the technological-theoretical environment and institutionalization. There is a diversity of tasks, and techniques evolve from using the protractor to determining the measure through algebraic processes. The construction of the technological-theoretical environment and institutionalization occur simultaneously. No praxeological evaluation was identified in the collection; however, the authors revisit some task types in an attempt to assess learning. Keywords: anthropological theory of the didactic, textbook, angles.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Hugo Gustavo de Lira Gomes.pdf3,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons