Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54899
Compartilhe esta página
Título: | Uso de jogos didáticos por docentes no ciclo de alfabetização |
Autor(es): | FERREIRA, Rafaelly |
Palavras-chave: | Jogos de alfabetização; Recursos didáticos; Ciclo de alfabetização |
Data do documento: | 25-Out-2023 |
Citação: | Ferreira, Rafaelly Mylene Silva. Uso de jogos didáticos por docentes no ciclo de alfabetização. 2023. Pedagogia. - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho aborda o uso de jogos didáticos de alfabetização como ferramenta pedagógica no ciclo de alfabetização. Nossa pesquisa tem como objetivo geral consiste em analisar o que os artigos científicos apontam sobre o uso de jogos didáticos por professores do ciclo de alfabetização, no que diz respeito à reflexão sobre o Sistema de Escrita Alfabética. E como objetivos específicos: identificar os tipos de jogos didáticos de alfabetização que são usados em turmas do ciclo de alfabetização; identificar as vantagens e desvantagens em relação ao uso desse recurso no ciclo de alfabetização. A metodologia empregada foi qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica de 9 artigos científicos disponíveis na plataforma de Periódicos Capes. Este estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com foco no ambiente natural (bibliográfico) como fonte primária de dados. O pesquisador é o protagonista na coleta e discussão dos dados, analisando-os de forma descritiva e não confirmando ou invalidando hipóteses. A pesquisa qualitativa é crucial para os pesquisadores, pois permite-lhes aprender diferentes perspectivas e abordar questões específicas. Nas cinco dimensões sociais, a pesquisa qualitativa concentra-se na compreensão de significados, motivações, aspirações, crenças, valores e atitudes, que estão profundamente ligados a relacionamentos, processos e fenômenos que não podem ser reduzidos a medidas numéricas. A pesquisa qualitativa é bibliográfica, envolvendo revisão de literatura relacionada ao tema. Tem como objetivo encontrar possibilidades resolutivas que respondam ou desencadeiem indagações sobre o tema. Além disso, a pesquisa qualitativa visa aprimorar e atualizar conhecimentos por meio da análise de documentos e arquivos publicados, identificando trabalhos relevantes para facilitar a seleção de problemas e metodologia. Esta abordagem é vital para os investigadores, pois permite-lhes aprender a partir de diferentes perspectivas e compreender o contexto e a complexidade das experiências humanas. Os resultados demonstram que os jogos didáticos desempenham um papel significativo no desenvolvimento das habilidades de alfabetização das crianças, promovendo engajamento e motivação no aprendizado, oferecendo uma abordagem lúdica e eficaz para o desenvolvimento das crianças. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54899 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOC-20240112-WA0082..pdf | 165,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons