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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55002

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dc.contributor.advisorDAMASCENA, Elielson Oliveira-
dc.contributor.authorMAGALHÃES, Nathiane Mayra Marques-
dc.date.accessioned2024-02-05T13:57:20Z-
dc.date.available2024-02-05T13:57:20Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Nathiane Mayra Marques. Bem-estar alimentar e vulnerabilidade do consumidor alérgico e/ou intolerante a componentes alimentares. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55002-
dc.description.abstractO alimento é essencial para a sobrevivência humana, com o tempo tornou-se um dos mais significativos parâmetros de qualidade de vida, e atualmente é um contribuinte crítico para o bem-estar físico e mental por ser uma importante fonte de prazer. No entanto, para alguns, esse bem-estar vem sendo afetado pelas alergias e/ou intolerâncias alimentares. Essas reações adversas ao alimento em decorrência das respostas do próprio corpo resultam para pessoas que sofrem com essas restrições, uma atividade natural, social e simples como comer, pode afetar severamente suas vidas, visto que alguns alimentos ou ingredientes podem ser potencialmente fatais. À luz do exposto, esta dissertação buscou responder como se configuram o bem-estar alimentar e a experiência de vulnerabilidade do consumidor alérgico e/ou intolerante a alimentos em restaurantes e/ou supermercados? O estudo tem uma abordagem interpretativista, e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa interpretativa básica. Foram realizadas 12 entrevistas individuais, face a face, semiestruturadas com consumidores com alergia e/ou intolerância alimentar. Os resultados mostraram que as pessoas com alergia e/ou intolerância alimentar se depararam com situações que aumentavam seu estado de vulnerabilidade, acarretando ameaças para sua integridade física e psicológica no processo de aquisição de alimentos, que muitas vezes não se adequavam a suas necessidades de consumo, afetando diretamente seu bem-estar alimentar. São apresentadas proposições transformativas para que os estabelecimentos se tornem mais adequados para esses consumidores.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlergia alimentarpt_BR
dc.subjectIntolerância alimentarpt_BR
dc.subjectConsumidor - Alimentospt_BR
dc.subjectBem-estarpt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.titleBem-estar alimentar e vulnerabilidade do consumidor alérgico e/ou intolerante a componentes alimentarespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1226923312987070pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9144078755315768pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxFood is essential for human survival, over time it has become one of the most significant parameters of quality of life, and is currently a critical contributor to physical and mental well- being as it is an important source of pleasure. However, for some this well-being has been affected by food allergies and/or intolerances, these adverse reactions to food as a result of the body's own responses result for people who suffer from these restrictions, a natural, social and simple activity like eating , can severely affect their lives, as some foods or ingredients can be potentially fatal. In light of the above, this dissertation seeks to answer how food well-being and the experience of vulnerability of consumers who are allergic and/or intolerant to food in restaurants and/or supermarkets are configured? interpretivist approach, and is characterized as a basic interpretive qualitative research. Twelve individual, face-to-face, semi-structured interviews were carried out with consumers with food allergies and/or intolerances. The results show that people with food allergy and/or intolerance are faced with situations that increase their state of vulnerability, causing threats to their physical and psychological integrity in the process of acquiring food, which often does not suit their consumption needs. , directly affecting their dietary well-being. Transformative propositions are presented so that establishments become more suitable for these consumers.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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