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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55011

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Título: Um olhar para o ensino da Arte nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal do Ipojuca
Autor(es): GUERRA, Sandro Gonçalves
Palavras-chave: Artes visuais; Ensino da arte; Teorias do currículo; Ensino fundamental; Ipojuca
Data do documento: 27-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GUERRA, Sandro Gonçalves. Um olhar para o ensino da Arte nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal do Ipojuca. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender o ensino da Arte, com foco nas Artes Visuais nos anos finais do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal do Ipojuca. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE-UFPB - PPGAV, na linha de pesquisa Processos Educacionais em Artes Visuais. Na incursão teórica, trazemos o olhar para o ensino da Arte com foco nas Artes Visuais a partir das Teorias do Currículo discutidas por Silva (1996, 1999 e 2009), Silva, Soares e Pinto (2017), Moreira (1990) e no estudo do debate legal, com ênfase nas leis 4024/61, Lei 5.692/71, Lei 9.394/96 e nos documentos que norteiam o campo educacional, tendo como foco o olhar para o campo da Arte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de acordo com Gil (2002), Godoy (1995) e Demo (1995) que se vale de instrumentos de coleta como questionários, entrevistas semi-estruturadas e se aproxima da análise documental para olhar o Currículo de Referência do Ipojuca. A escolha do campo e dos sujeitos deu-se por se tratarem de profissionais que atuam no campo Arte, sendo dois docentes do campo das Artes Visuais nos anos finais do Ensino Fundamental e dois técnicos/analistas responsáveis pelo acompanhamento da equipe de Artes na rede municipal do Ipojuca. As análises nos levaram a concluir, que a perspectiva de ensino da Arte no Currículo de Referência do Ipojuca alinha-se com os pressupostos contemporâneos desse campo, no entanto, a construção do referido documento se apresentou de forma aligeirada, sem a escuta efetiva dos docentes, o que acabou por não permitir uma construção democrática de tal documento. Ainda percebemos que os/as docentes, mesmo se alinhando com o ensino de Arte enquanto conhecimento, muitas vezes, pelas condições de trabalho, pela visão deturpada da polivalência que ainda persiste em alguns contextos e pelas pressões sofridas, muitas vezes acabam incorrendo em práticas tradicionais e modernistas. Também concluímos que há na rede municipal do Ipojuca um problema nevrálgico, professores de outros componentes ocupando o espaço do/da professor/a de Artes nas escolas e assumindo esse componente curricular, já que não há, na rede municipal do Ipojuca, corpo docente com formação nesse campo suficiente para o número de escolas. Desse modo, concluímos que ainda há muito a ser olhado e pesquisado neste contexto e que o ensino da Arte ainda precisa ser considerado enquanto elemento preponderante da formação, não estando apenas inserido nos documentos, mas, sobretudo, de modo a reverberar em ações e dar possibilidades das práticas se aproximarem da concepção contemporânea de ensino da Arte defendida no próprio documento curricular da rede municipal do Ipojuca.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55011
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

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