Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55012

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHARDMAN, Carla Menêses-
dc.contributor.authorSILVA, Thaís Maria da-
dc.date.accessioned2024-02-05T16:25:10Z-
dc.date.available2024-02-05T16:25:10Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.identifier.citationSILVA, Thais Maria da. Associação da atividade física e da participação nas aulas de educação física com indicadores de isolamento social em adolescentes. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55012-
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi analisar a associação da atividade física e da participação nas aulas de educação física com os indicadores de isolamento social em adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, conduzido com adolescentes estudantes do ensino médio da rede pública do estado de Pernambuco. Os dados foram obtidos de um levantamento de 2022, utilizando uma versão adaptada do questionário Global School-based Student Health Survey (GSHS). Sentimento de solidão e ter poucos amigos foram os indicadores de isolamento social. A frequência e o nível de atividade física e a participação nas aulas de educação física foram as variáveis independentes. Análises de regressões logísticas binárias foram empregadas para verificar a associação das variáveis independentes com os indicadores do isolamento social. A amostra foi composta por 4.514 adolescentes, que apresentaram uma prevalência de 28,7% e 20,2% de sentimento de solidão e de ter poucos amigos, respectivamente. As moças se sentiram mais sozinhas e tiveram menos amigos (36,4%; 21,4%) do que os rapazes (19,4%; 18,7%). Maior frequência de atividade física reduziu as chances do sentimento de solidão [(OR: 0,92 (IC95% 0,90-0,95)] e de ter poucos amigos [(OR: 0,95 (IC95% 0,91-0,99)]. O baixo nível de atividade física “[(OR: 1,16 (IC95% 1,01-1,34)]; [(OR: 1,23 (IC95% 1,04-1,46)]” e a não participação de aulas de educação física “[(OR: 1,27 (IC95% 1,07-1,50)]; [(OR: 1,30 (IC95% 1,03-1,65)]” aumentaram as chances do sentimento de solidão e de ter poucos amigos, respectivamente. Conclui-se que a frequência da atividade física, o nível de atividade física e a participação nas aulas de educação física foram significativamente associados com os indicadores de isolamento social.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectAtividades esportivaspt_BR
dc.subjectAula de educação físicapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.titleAssociação da atividade física e da participação nas aulas de educação física com indicadores de isolamento social em adolescentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coQUEIROZ, Daniel da Rocha-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3319114455046905pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8372116355843930pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThe objective of the study was to analyze the association of physical activity and participation in physical education classes with indicators of social isolation in adolescents. This is a cross- sectional study, conducted with adolescent high school students from the public school system in the state of Pernambuco. Data were obtained from a 2022 survey, using an adapted version of the Global School-based Student Health Survey (GSHS) questionnaire. Feelings of loneliness and having few friends were indicators of social isolation. The frequency and level of physical activity and participation in physical education classes were the independent variables. Binary logistic regression analyzes were used to verify the association of independent variables with indicators of social isolation. The sample consisted of 4,514 adolescents, who presented a prevalence of 28.7% and 20.2% of feelings of loneliness and having few friends, respectively. Girls felt more alone and had fewer friends (36.4%; 21.4%) than boys (19.4%; 18.7%). Greater frequency of physical activity reduced the chances of feeling lonely [(OR: 0.92 (95%CI 0.90-0.95)] and having few friends [(OR: 0.95 (95%CI 0.91- 0.99)]. Low level of physical activity “[(OR: 1.16 (95%CI 1.01-1.34)]; [(OR: 1.23 (95%CI 1.04 1.46) ]” and not participating in physical education classes “[(OR: 1.27 (95%CI 1.07-1.50)]; [(OR: 1.30 (95%CI 1.03-1.65) ]" increased the chances of feeling lonely and having few friends, respectively. It is concluded that the frequency of physical activity, the level of physical activity and participation in physical education classes were significantly associated with indicators of social isolation.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5673831264022461pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Thaís Maria da Silva.pdf3,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons