Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55018

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA FILHO, Marcos Antonio da-
dc.contributor.authorALVES, Mateus da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-05T17:24:20Z-
dc.date.available2024-02-05T17:24:20Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-10-
dc.identifier.citationALVES, Mateus S. O Ensino de Filosofia a partir de Wittgenstein e os céticos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55018-
dc.description.abstractEnsinar filosofia envolve riscos. Realizar uma experiência filosófica com estudantes do Ensino Médio significa ter um momento singular de contato entre jovens e a filosofia. Formalmente, tal atividade precisa fornecer habilidades e capacidades, mas evitando posturas conteudistas ou centrada somente nas habilidades e competências. A proposta do presente trabalho envolve inserir Wittgenstein e os céticos pirrônicos e neopirrônicos para efetivar uma experiência de sucesso com a filosofia no Ensino Médio. O texto se debruça sobre as aproximações e distanciamentos entre Wittgenstein e os céticos, passando por obras e debates bem estabelecidos para defender uma aliança. Tal aliança é possível a partir de conceitos centrais. A saber, as certezas fulcrais, de Wittgenstein e o phainómenon, dos céticos. Com a devida caracterização dos conceitos e os aproximando, são tiradas as consequências de ambos para o ensino de filosofia. Defende-se aqui que com Wittgenstein e os céticos é possível uma experiência filosófica que impõe limites, mas que não deixa de fazê-la. Tal ensino, necessariamente, envolve o cotidiano, integra a vida comum e parte do senso comum.pt_BR
dc.format.extent32pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectpirronismopt_BR
dc.subjectneopirronismopt_BR
dc.subjectSobre a Certezapt_BR
dc.subjectWittgensteinpt_BR
dc.titleO Ensino de Filosofia a partir de Wittgenstein e os céticospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8447158828887433pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8812185124107415pt_BR
dc.description.abstractxTeaching philosophy involves risks. Carrying out a philosophical experience with high school students means having a unique moment of contact between young people and philosophy. Formally, such an activity needs to provide skills and capacities, but avoiding content-based positions or focusing only on skills and competencies. The purpose of this paper is to include Wittgenstein and the Pyrrhonic and Neo-Pyrrhonic skeptics in order to create a successful experience with philosophy in high school. The text looks at the approximations and distances between Wittgenstein and the skeptics, going through well-established works and debates to defend an alliance. This alliance is possible on the basis of central concepts. These are Wittgenstein's central certainties and the skeptics' phainomenon. With the proper characterization of the concepts and bringing them closer together, the consequences of both for the teaching of philosophy are drawn. It is argued here that with Wittgenstein and the skeptics, it is possible to have a philosophical experience that imposes limits, but that does not cease to do so. Such teaching necessarily involves everyday life, integrates common life and starts from common sense.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4069-4396pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mateus da Silva Alves.pdf355,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons