Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55018
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA FILHO, Marcos Antonio da | - |
dc.contributor.author | ALVES, Mateus da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T17:24:20Z | - |
dc.date.available | 2024-02-05T17:24:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-10 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Mateus S. O Ensino de Filosofia a partir de Wittgenstein e os céticos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55018 | - |
dc.description.abstract | Ensinar filosofia envolve riscos. Realizar uma experiência filosófica com estudantes do Ensino Médio significa ter um momento singular de contato entre jovens e a filosofia. Formalmente, tal atividade precisa fornecer habilidades e capacidades, mas evitando posturas conteudistas ou centrada somente nas habilidades e competências. A proposta do presente trabalho envolve inserir Wittgenstein e os céticos pirrônicos e neopirrônicos para efetivar uma experiência de sucesso com a filosofia no Ensino Médio. O texto se debruça sobre as aproximações e distanciamentos entre Wittgenstein e os céticos, passando por obras e debates bem estabelecidos para defender uma aliança. Tal aliança é possível a partir de conceitos centrais. A saber, as certezas fulcrais, de Wittgenstein e o phainómenon, dos céticos. Com a devida caracterização dos conceitos e os aproximando, são tiradas as consequências de ambos para o ensino de filosofia. Defende-se aqui que com Wittgenstein e os céticos é possível uma experiência filosófica que impõe limites, mas que não deixa de fazê-la. Tal ensino, necessariamente, envolve o cotidiano, integra a vida comum e parte do senso comum. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | pirronismo | pt_BR |
dc.subject | neopirronismo | pt_BR |
dc.subject | Sobre a Certeza | pt_BR |
dc.subject | Wittgenstein | pt_BR |
dc.title | O Ensino de Filosofia a partir de Wittgenstein e os céticos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8447158828887433 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8812185124107415 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Teaching philosophy involves risks. Carrying out a philosophical experience with high school students means having a unique moment of contact between young people and philosophy. Formally, such an activity needs to provide skills and capacities, but avoiding content-based positions or focusing only on skills and competencies. The purpose of this paper is to include Wittgenstein and the Pyrrhonic and Neo-Pyrrhonic skeptics in order to create a successful experience with philosophy in high school. The text looks at the approximations and distances between Wittgenstein and the skeptics, going through well-established works and debates to defend an alliance. This alliance is possible on the basis of central concepts. These are Wittgenstein's central certainties and the skeptics' phainomenon. With the proper characterization of the concepts and bringing them closer together, the consequences of both for the teaching of philosophy are drawn. It is argued here that with Wittgenstein and the skeptics, it is possible to have a philosophical experience that imposes limits, but that does not cease to do so. Such teaching necessarily involves everyday life, integrates common life and starts from common sense. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Filosofia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4069-4396 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mateus da Silva Alves.pdf | 355,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons