Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55040

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMES, João de Lima-
dc.contributor.authorLUCENA, Eduardo Gomes de-
dc.date.accessioned2024-02-06T12:27:27Z-
dc.date.available2024-02-06T12:27:27Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.citationLUCENA, Eduardo Gomes de. Aubibony Postal Bank: Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55040-
dc.description.abstractApós mais de cinco décadas desde o surgimento do movimento da Arte Correio, as redes postais permanecem dinâmicas, ativas e em constante renovação, desdobrando-se em novas leituras e possibilidades. Com a intenção de analisar os caminhos e os processos desta prática artística, me inseri e participo ativamente dessas redes, enviando e recebendo obras de Arte Correio e propondo projetos colaborativos e convocatórias para formação de um arquivo de artista nos dias atuais de modo a revisitar as práticas artísticas adotadas pelos artistas postais pioneiros, examinando as ressonâncias dessas práticas e suas ramificações atuais. Nesta pesquisa em arte, lanço um olhar crítico e investigativo sobre minha produção artística, utilizando como fio condutor os projetos colaborativos de Arte Correio desenvolvidos durante a década de 2010, com o objetivo de descobrir se ainda é possível trabalhar com a Arte Correio nos dias atuais. Esta pesquisa destacou o caráter transdisciplinar da Arte Correio, explorando as dinâmicas da arte em rede, os fluxos rizomáticos que permeiam a constituição de circuitos alternativos e a consequente formação de acervos. Utilizando o método cartográfico, analisei quais foram os caminhos e processos desenvolvidos na minha prática artística com Arte Correio na contemporaneidade. Esta análise explorou o hibridismo entre a Arte e a Comunicação na Arte Correio, contextualizando-a socio-historicamente e destacando a influência dos artistas postais pioneiros das décadas de 1960 e 1970. O desenvolvimento da pesquisa envolveu o desarquivamento do meu acervo pessoal, oferecendo uma visão materializada da Arte Correio. Além de apresentar meus próprios projetos artísticos e convocatórias, traçando paralelos com as propostas históricas, destaquei outros artistas e iniciativas contemporâneas que absorvem, se apropriam e reinventam a Arte Correio no século XXI. A dissertação pode possibilitar a ampliação sobre o entendimento da Arte Correio como forma de expressão artística contemporânea, avaliando sua relevância e ressignificação no contexto atual. Além disso, pode contribuir para a compreensão das práticas artísticas em rede como fenômeno transdisciplinar em constante transformação, proporcionando novas perspectivas nesse campo artístico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectArte Correiopt_BR
dc.subjectArte Postalpt_BR
dc.subjectArte Conceitualpt_BR
dc.subjectArte em Redept_BR
dc.titleAubibony Postal Bank : Arte Correio e os arquivos de artista no século XXIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTA, Robson Xavier da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2435416144293028pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2464714009394722pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxAfter more than five decades since the emergence of the Mail Art movement, the postal networks remain dynamic, active and in constant renewal, unfolding into new readings and possibilities. With the intention of analyzing the paths and processes of this artistic practice, I actively immersed myself in and participate in these networks, sending and receiving Mail Art works and proposing collaborative projects and calls for the formation of an artist's archive in today's context, aiming to revisit the artistic practices adopted by pioneering postal artists, examining the resonances of these practices and their current ramifications. In this art research, I take a critical and investigative look at my artistic production, using the collaborative Mail Art projects developed during the 2010s as a guiding thread, with the goal of discovering whether it is still possible to work with Mail Art in today's context. The study highlights the transdisciplinary character of Mail Art, exploring the dynamics of network art, the rhizomatic flows that permeate the constitution of alternative circuits and the consequent formation of collections. Using the cartographic method, I analyzed the paths and processes developed in my artistic practice with Mail Art in contemporary times. This analysis explored the hybridity between Art and Communication in Mail Art, contextualizing it socio-historically and highlighting the influence of pioneering postal artists from the 1960s and 1970s. The research's development involved the unarchiving of my personal collection, providing a materialized view of Mail Art. In addition to presenting my own artistic projects and calls, drawing parallels with historical proposals, I highlighted other artists and contemporary initiatives that absorb, appropriate and reinvent Mail Art in the 21st century. The dissertation may facilitate an expansion of the understanding of Mail Art as a form of contemporary artistic expression, evaluating its relevance and resignification in the current context. Furthermore, it can contribute to the comprehension of networked artistic practices as a transdisciplinary phenomenon in constant transformation, providing new perspectives in this artistic field.pt_BR
dc.description.abstractxDespués de más de cinco décadas desde el surgimiento del movimiento Arte Correio, las redes postales siguen siendo dinámicas, activas y en constante renovación, desplegándose en nuevas lecturas y posibilidades. Con la intención de analizar los caminos y procesos de esta práctica artística, me sumergí y participo activamente en estas redes, enviando y recibiendo obras de Arte Correio y proponiendo proyectos colaborativos y convocatorias para la formación de un archivo de artistas en el contexto actual, con el fin de revisitar las prácticas artísticas adoptadas por los artistas postales pioneros, examinando las resonancias de estas prácticas y sus ramificaciones actuales. En esta investigación artística, hago una mirada crítica e investigativa a mi producción artística, utilizando como hilo conductor los proyectos colaborativos de Arte Correio desarrollados durante la década de 2010, con el objetivo de descubrir si todavía es posible trabajar con Arte Correio hoy por hoy. Esta investigación destacó el carácter transdisciplinario del Arte Correio, explorando las dinámicas del arte en red, los flujos rizomáticos que permean la constitución de circuitos alternativos y la consecuente formación de colecciones. Utilizando el método cartográfico, analicé los caminos y procesos desarrollados en mi práctica artística con Arte Correio en la contemporaneidad. Este análisis exploró la hibridación entre el Arte y la Comunicación en el contexto del Arte Correio, contextualizándola sociohistóricamente y destacando la influencia de artistas postales pioneros de las décadas de 1960 y 1970. El desarrollo de la investigación implicó la desarchivación de mi colección personal, ofreciendo una visión materializada del Arte Correo. Además de presentar mis propios proyectos artísticos y convocatorias, estableciendo paralelos con propuestas históricas, destaqué otros artistas e iniciativas contemporáneas que absorben, se apropian y reinventan el Arte Correo en el siglo XXI. La disertación puede posibilitar la ampliación de la comprensión del Arte Correio como forma de expresión artística contemporánea, evaluando su relevancia y resignificación en el contexto actual. Además, puede contribuir a la comprensión de las prácticas artísticas en red como un fenómeno transdisciplinario en constante transformación, aportando nuevas perspectivas en este campo artístico.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3706411790927848pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTACAO Eduardo Gomes de Lucena.pdf56,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons