Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55093

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAIA, Maria Leonor Alves-
dc.contributor.authorMELLO, Carine Aragão de-
dc.date.accessioned2024-02-08T17:23:44Z-
dc.date.available2024-02-08T17:23:44Z-
dc.date.issued2024-02-05-
dc.identifier.citationMELLO, Carine Aragão de. Motocicleta: uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55093-
dc.description.abstractA motocicleta apresenta vantagens em relação a outros modos de transporte, como acessibilidade e rapidez, além do baixo custo para sua aquisição e manutenção. Essas vantagens podem superar os riscos associados a esse meio de transporte, principalmente aqueles associados ao envolvimento da motocicleta em sinistros de trânsito. É possível perceber que vários fatores influenciam na propriedade e uso da motocicleta e, portanto, é importante estudar como os usuários percebem esse modo de transporte. Na medida que a motocicleta gera renda, acesso a oportunidades de trabalho, de estudo, de saúde, de compras e de lazer ao mesmo tempo em que também leva as pessoas a destinos que não são alcançáveis por outros modos de transporte, a motocicleta promove o desenvolvimento urbano e a inclusão social. O objetivo dessa tese é compreender como a propriedade e uso da motocicleta, como modo de transporte, amplia as possibilidades de acesso às oportunidades socioeconômicas ofertadas pelas cidades. E a hipótese trabalhada é que os fatores como renda, falta de alternativa de outros modos de transporte, custos de aquisição e de manutenção além da agilidade da motocicleta são os principais atributos que levam os usuários a usar a motocicleta para realização de seus deslocamentos cotidianos. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos e também para destinos novos, ampliando o alcance às oportunidades/atividades. Esses fatores em conjunto contribuem para a inclusão social dos seus usuários, do ponto de vista da acessibilidade e mobilidade às atividades e territórios. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo com usuários de motocicleta que por meio de um questionário, avaliaram os principais fatores que influenciam o uso e a propriedade da motocicleta. O modelo de equações estruturais utilizando a estimação de mínimos quadrados parciais – PLS-SEM, foi aplicado para identificar os fatores socioeconômicos e as oportunidades alcançadas com o uso da motocicleta. Os resultados mostram que fatores sociodemográficos, econômicos, aqueles relacionados ao espaço urbano, psicológicos, de segurança, o padrão de viagem e a percepção do risco associado ao uso da motocicleta influenciam na propriedade e no uso de motocicleta. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos, ampliando o raio de alcance às oportunidades/atividades. A motocicleta contribui com a inclusão social, por atender uma parte da população de muito-baixa a média-baixa renda, por ser um veículo prático, ágil, que facilita a mobilidade e promove acesso as oportunidades ofertadas nos centros urbanos. Em virtude da sua natureza vulnerável, a motocicleta expõe seus usuários a maior risco de sinistros à exposição à poluição e às condições climáticas. Essa situação, é associada à pobreza e exclusão no transporte. Portanto, a motocicleta age ao mesmo tempo, na inclusão e exclusão social, dualidade reconhecida nas análises.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectMotocicletapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectMeios de transportept_BR
dc.subjectPropriedadept_BR
dc.subjectUso de motocicletapt_BR
dc.titleMotocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, Leise Kelli de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5678757156375321pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5541333217408107pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe motorcycle exhibits advantages over other modes of transportation, such as accessibility and speed, in addition to its low acquisition and maintenance costs. These advantages may outweigh the risks associated with this mode of transportation, particularly those linked to motorcycle involvement in traffic incidents. It is discernible that various factors influence motorcycle ownership and usage, making it imperative to investigate how users perceive this mode of transportation. As the motorcycle generates income and facilitates access to employment, education, healthcare, shopping, and leisure, concurrently enabling travel to destinations inaccessible by other means, it fosters urban development and social inclusion. The primary objective of this thesis is to comprehend how motorcycle ownership and usage as a mode of transportation expand access to socio-economic opportunities offered by cities. The hypothesized factors, including income, lack of alternative transportation choices, acquisition and maintenance costs, and the agility of motorcycles, are posited as the main attributes leading users to employ motorcycles for their daily commutes. These factors contribute to the intensified travel for various reasons, including the pursuit of opportunities and activities, as well as exploration of new destinations, thereby broadening the scope of access to opportunities and activities. Collectively, these factors contribute to the social inclusion of motorcycle users, in terms of accessibility and mobility to various activities and territories. To achieve this understanding, a field survey was conducted with motorcycle users who, through a questionnaire, assessed the key factors influencing motorcycle usage and ownership. The structural equation model, utilizing partial least squares estimation (PLS-SEM), was employed to identify socio-economic factors and opportunities attained through motorcycle usage. The results indicate that sociodemographic, economic, urban space-related, psychological, safety- related, travel pattern, and risk perception factors associated with motorcycle use influence motorcycle ownership and usage. These factors contribute to intensified travel for various reasons, expanding the radius of access to opportunities and activities. The motorcycle contributes to social inclusion by catering to a segment of the population with very-low to middle-low income, serving as a practical and agile vehicle that facilitates mobility and provides access to opportunities in urban centers. Due to its vulnerable nature, the motorcycle exposes its users to a higher risk of incidents, pollution exposure, and adverse weather conditions. This situation is associated with poverty and exclusion in transportation. Therefore, the motorcycle simultaneously acts in social inclusion and exclusion, a duality recognized in the analyses.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5700316938245061pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Carine Aragao de Mello.pdf4,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons