Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55101

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorBORGES, Pedro Augusto do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-02-08T23:04:07Z-
dc.date.available2024-02-08T23:04:07Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2024-01-25-
dc.identifier.citationBORGES, Pedro Augusto do Nascimento. "Mogli, o menino lobo": a utilização da animação como ferramenta didática no ensino sobre biodiversidade. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55101-
dc.description.abstractA biodiversidade trata da variedade de formas de vidas presentes no planeta, essa temática é importante para ser discutida na educação básica, devido seu caráter informativo e interdisciplinar, apresentando a riqueza biológica do mundo e estimulando a conscientização acerca da preservação e conservação da fauna e flora. Para abordar esse assunto, é necessário utilizar estratégias e ferramentas que facilitem a compreensão do conteúdo, por exemplo, filmes como recurso didático, pois  colabora ativamente para o processo de ensino-aprendizagem, por trazer um olhar dinâmico e interativo para os conteúdos científicos. Nessa perspectiva, a pesquisa almeja realizar uma análise do filme “Mogli, o menino lobo” para se refletir sobre o uso  de animação no ensino de Biodiversidade e verificar a sua potencialidade como ferramenta didática, através da contextualização da temática proposta com outros conteúdos presentes nesta obra, além de investigar acerca de similaridades e associações com a biodiversidade nativa do Brasil. A metodologia foi de abordagem qualitativa  de caráter descritivo e observacional captando o máximo de informações e detalhes inferindo categorias. O filme de animação analisada traz em seu enredo e elementos narrativos como cenários, personagens, interações e trilha sonora, diversos assuntos e representações de conteúdos científicos apresentados na sala de aula, sendo possível discutir aspectos morfológicos, ecológicos, sociais e subjetivos com os alunos. Esses conceitos podem ser aplicados pelo docente utilizando-os para ampliar a aprendizagem e transformá-la em um processo leve e prazeroso, por conta do lado lúdico que o recurso apresenta, ele proporciona a estimulação do interesse e a curiosidade dos estudantes acerca dos assuntos de Ciências e Biologia.pt_BR
dc.format.extent44 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDiversidade biológicapt_BR
dc.subjectFilme de animaçãopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.title"Mogli, o menino lobo": A utilização da animação como ferramenta didática no ensino sobre Biodiversidadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7201131162464464pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.description.abstractxBiodiversity deals with the variety of life forms present on the planet, this topic is important to be discussed in basic education, due to its informative and interdisciplinary nature, presenting the biological wealth of the world and stimulating awareness about the preservation and conservation of fauna and flora . To address this issue, it is necessary to use strategies and tools that facilitate understanding of the content, for example, films as a teaching resource, as it actively contributes to the teaching-learning process, by bringing a dynamic and interactive look to scientific content. From this perspective, the research aims to carry out an analysis of the film “The Jungle Book” to reflect on the use of animation in teaching Biodiversity and verify its potential as a teaching tool, through the contextualization of the proposed theme with other content present in this work, in addition to investigating similarities and associations with Brazil's native biodiversity. The methodology was a qualitative approach with a descriptive and observational nature, capturing as much information and details as possible, inferring categories. The animated film analyzed features in its plot and narrative elements such as settings, characters, interactions and soundtrack, various subjects and representations of scientific content presented in the classroom, making it possible to discuss morphological, ecological, social and subjective aspects with students. These concepts can be applied by the teacher, using them to expand learning and transform it into a light and pleasurable process, due to the playful side that the resource presents, it provides the stimulation of students' interest and curiosity about the subjects of Sciences and Biology.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ORGANIZADO.pdf770,08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons