Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55108

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Talitha Lucena de-
dc.contributor.authorBOA HORA FILHO, João Carlos da-
dc.date.accessioned2024-02-15T16:33:10Z-
dc.date.available2024-02-15T16:33:10Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.date.submitted2023-12-15-
dc.identifier.citationBOA HORA FILHO, João Carlos da . O uso de alimentos como ferramenta de ensino de Geografia: Ensino Fundamental II. 2023. Trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Geografia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife,2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55108-
dc.description.abstractO presente trabalho busca defender o uso de metodologias ativas em sala de aula, particularmente para o ensino de Geografia. O uso de métodos atrativos de ensino vem se tornando cada vez mais necessário e desafiador para manter os estudantes engajados. Se utilizando da proposta de tornar as aulas mais dinâmicas, através de uma ferramenta lúdica e sensorial, foi desenvolvido um trabalho com alunos do Colégio Cristão do Recife, na Cidade do Recife-PE, possibilitando novas experiências para trazer para perto do aluno um pouco das regiões que estão sendo trabalhadas em sala. A avaliação pode ser feita de forma construída ao longo da unidade, uma vez que o projeto se dividiu em diversas camadas. Foi notório o entusiasmo dos alunos para elaborar e apresentar o trabalho, o que ressalta a importância de trazer a cultura e a metodologia ativa para sala de aula. Ademais, a entrega e dedicação dos alunos para levar à escola um trabalho que apresentasse os alimentos importantes e característicos de cada região foi uma nítida, confirmação que o uso de alimentos no ensino da Geografia é uma interessante e importante estratégia metodológica para aproximar os conteúdos programados com a realidade do aluno, não só despertando seus interesses, mas também os tornando-os agentes ativos de seus aprendizados.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGastronomiapt_BR
dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
dc.titleO uso de alimentos como ferramenta de ensino de Geografia: Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8124287E1&tokenCaptchar=03AFcWeA5FbtTalhWz_06X7jgr16bn1ZzPEGruDkrV_0X4dTDABou3fYAZaLwEuUcWC7RiUT7_IK7CUoj2Ujq3ZPOSH_28sh3Q9Sbxe75-jZZcwHzCvY42Ja_CxLAYOuzFC_WNhLC1oNhEzVoHdd0Ii_-QxtuLRdT4T0H8MsubXUQtv_c3vN-wjoaFDDXvlIDmHzeMkLy5oTSBrFaqzIVwVsYoVgwTSieol8BLXzwUs_oELHSF5okUuEWZRacVF2qyh04rz2rTgQ9m6HRCITA-_rw7OkGpgSa2y0q3azN1iedq5lgU35-lVTA8sW2trEgb2of2SADW_femWpOdKhEJi__g-6KaydLReFplScpFoKGS17zl9O21tlOLCVWEvlFaMbvoV97v8RcNRXMsVVHsXI6a-7wMcDAnQwC4PsdQtFX3guAQBGkSOB1uGRMcGZ0Xi9eNp31v2B1hNT59FuRofA6KdDWCXt-eSKTEpnuL4cyfHMEi3vQdbysZncjTguDAXr2CCJaJgWJzVdcY5gcdxMt5VqhrbaePTekSz7YCA_7Q-_IyBfmGUCBsOxtZPfddeRjQ2u7sf14Le6kHgv2qY5k-qhWsxOEcv4N9Dqfr_S32XT24SA9-8jxj36gR1hx7M-ZbQrrsGsoapt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133881H1&tokenCaptchar=03AFcWeA7gYBsrZPvdg6qdCtZAQgiOdkl-jpH1TAKP7fMWp8ZDWg-dXQ2MKTzLFdOVy_tOUVCor3RDBLsZuXqOsh0DUWMegDAfSDpEQ9MqZoLvoKOxVC9fiRsAtmVrkHVYFH8HIYelD3yfIEePL5Q7fScEJYeffZVZIi8HHodXrEzqJ_UvVd1bHMBc3YXQNd7Jdqae69ER4ZVY6P5T-QGeQ4eVA0Fxz2B5Vd1m8XuvrKryPnmhyXkhRLk6Edqj0tp41RzMgHjE_NuYTOkzGGZve-2twHn6cRfkARz9AJCU4hQmHDa3HdtfJEC0sm5wGHvoyehWMd4q7IJnkLlQhhl1lOl53-t2kx2tidoTMQXZ9esqOZj7zUEbAFBJM2Ak7Twpj358onI0aGR6rN4RKeKeavdYr3iKlZ1cxQT0V9ZDMqCKJRPtC-5TUYW-4ynZKy1GBIf32ZZ6hm6mAIFluuNaV2tAY2233-q6eFOsLvPCvwLO9-c_kWfOlrfFhc0SjUbngGzxElyBcorJ3wqBuY1ywnovtJY2K0AIAavUK2NioNOI8UqUU3S8TkLUkEk-JCxnXH4VIsE6pJ2UkZdHzkQO0F_DcoFLxWcBkpqvsDd11GWBwaYRF5QBCIsj0_eO7b6hg6n7h-jfES0opt_BR
dc.description.abstractxThis work seeks to support the use of active methodologies in the classroom, particularly for teaching Geography. The use of attractive teaching methods has become increasingly necessary and challenging to keep students engaged. Making use of the proposition to make classes more dynamic, through a playful and sensorial tool, a project was developed with students from the Colégio Cristão do Recife, in the city of Recife-PE, providing new experiences and bringing a little of the regions being studied in the classroom closer to the students. The evaluation could be done in a constructed manner throughout the unit, since the project is divided into several layers. The students' enthusiasm for preparing and presenting their work was notable, which highlights the importance of bringing culture and active methodology to the classroom. Furthermore, the commitment and dedication of the students to bring to school a work that presents the important and specific foods of each region was a clear confirmation that the use of food in teaching Geography is an interesting and important methodological strategy to bring content programmed with the student's reality, not only awakening their interests, but also making them active agents of their learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduationCFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joao Carlos da Boa Hora Filho.pdf638,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
TCC JOAO CARLOS DA BOA HORA FILHO.pdf638,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons