Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55112

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSANTANA, Letícia Maria de-
dc.date.accessioned2024-02-17T00:22:54Z-
dc.date.available2024-02-17T00:22:54Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.date.submitted2024-01-20-
dc.identifier.citationSANTANA, Letícia Maria de. MATEMÁTICA DO PROFESSOR: uma análise dos discursos de alguns licenciandos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55112-
dc.description.abstractAo longo da história das licenciaturas marcados por diversos momentos, o currículo desses cursos esteve ligado ao bacharelado, especialmente o dos cursos de licenciatura em matemática. Apesar de mudanças curriculares terem acontecidos e das diretrizes curriculares serem atualizadas, podemos perceber um engessamento, prendendo as licenciaturas ainda ao seu formato inicial, muito tecnicista e pouco didático pedagógico. A partir disso, esta pesquisa se desenvolve, levantando questionamentos acerca do currículo da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco no Campus Acadêmico do Agreste. Trazendo como problema central: quais conhecimentos, de acordo com um grupo de licenciandos, são essenciais para contribuir na formação do professor de matemática em um curso de licenciatura? E a partir deste problema se desenvolve o objetivo geral: investigar o que os licenciandos compreendem como essencial para a formação do professor de matemática em um curso de licenciatura. Para isso ancoramos esse trabalho nas pesquisas de Moreira (2012), Moreira e Ferreira (2013), Junqueira e Manrique (2013), Pimenta e Lima (2006), Gatti (2014), Tardif (2012), entre outros autores. Afim de alcançar os objetivos desenvolvemos a pesquisa a partir de um questionário, aplicado com grupo de 12 licenciandos da UFPE-CAA, que estavam cursando a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II. Por fim, podemos perceber que alguns discentes conseguiram refletir sobre sua formação e pensar possibilidades para melhoria do curso, enquanto outros acreditam que o curso é completo e consegue corresponder as suas expectativas, ao mesmo tempo que, entram em contradição quando questionados em situações especificas.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subject3+1pt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectConhecimentos essenciaispt_BR
dc.titleMATEMÁTICA DO PROFESSOR: uma análise dos discursos de alguns licenciandos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9290184269809681pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThroughout the history of degrees, marked by different moments, the curriculum of these courses was linked to the bachelor's degree, especially that of degree courses in mathematics. Although curricular changes have taken place and curricular guidelines have been updated, we can see a rigidity, keeping degrees still in their initial format, which is very technical and has little pedagogical didactic. From this, this research develops, raising questions about the curriculum of the Degree in Mathematics at the Federal University of Pernambuco at the Academic Campus of Agreste. Bringing as a central problem: what knowledge, according to a group of undergraduate students, is essential to contribute to the training of mathematics teachers in an undergraduate course? And from this problem the general objective develops: investigating what undergraduate students understand as essential for the training of mathematics teachers in an undergraduate course. To do this, we anchor this work in the research of Moreira (2012), Moreira and Ferreira (2013), Junqueira and Manrique (2013), Pimenta and Lima (2006), Gatti (2014), Tardif ( 2012), among other authors. In order to achieve the objectives, we developed the research based on a questionnaire, applied to a group of 12 undergraduate students from UFPE-CAA, who were studying the Course Completion Work II discipline. Finally, we can see that some students were able to reflect on their training and think about possibilities for improving the course, while others believe that the course is complete and manages to meet their expectations, at the same time that they contradict themselves when questioned in specific situations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-9204-7430pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LETÍCIA SANTANA.pdf590,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons