Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55167

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreto, Laudicena-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Manoel Santana da-
dc.date.accessioned2024-02-21T17:07:59Z-
dc.date.available2024-02-21T17:07:59Z-
dc.date.issued2023-11-01-
dc.date.submitted2024-02-22-
dc.identifier.citationSilva, Bruno Manoel Santana da. Juventude e medidas socioeducativas em contexto neoliberal: uma reflexão crítica acerca da Justiça Restaurativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Serviço Social- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55167-
dc.description9pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia dedica-se à temática da Justiça Restaurativa enquanto mecanismo incorporado no Sistema Socioeducativo pelo Estado na fase neoliberal, e à ascensão das práticas restaurativas no Sistema de Justiça Juvenil de Pernambuco. Estas discussões estão localizadas frente à reflexão do Estado penal e à lógica capitalista de encarcerar a juventude, ao mesmo passo que lhes nega o direito da convivência familiar e comunitária garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. De abordagem crítica dialética, a pesquisa se debruça no processo de naturalização das prisões nas sociedades contemporâneas, desnudando o processo de criminalização da pobreza e do controle do Estado sobre os corpos juvenis. Além de investigar a formação do Estado penal no contexto do norte global, principalmente a experiência americana-, e as particularidades de encarceramento da juventude brasileira. Dessa forma, buscando analisar os aspectos da Justiça Restaurativa como alternativa às medidas socioeducativas. Os objetivos da pesquisa, de forma mais geral, focam em compreender e analisar a Justiça Restaurativa como mecanismo de garantia dos Direitos Humanos de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, frente ao avanço das políticas neoliberais. E, para cumprimento de tal alcance, têm-se os seguintes objetivos específicos: Investigar a gênese da prisão e sua tendência na realidade contemporânea brasileira de um Estado neoliberal; compreender as medidas socioeducativas referenciados pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes em tempos neoliberais; e por fim analisar a implementação da Justiça Restaurativa na FUNASE-PE como mecanismo socioeducativo, tendo em vista sua particularidades e contradições. Para alcance dos objetivos propostos, os procedimentos metodológicos adotados perpassam pela escolha da base crítica dialética inspirado no Materialismo Histórico Dialético, além do empréstimo das lentes de análise da perspectiva dos Direitos humanos com fins de aprofundar a pesquisa a partir da compreensão das violações de direitos da criança e do adolescente que estruturam os mecanismos de seletividade nos sistemas de justiça juvenil e no processo de criminalização da pobreza. Para isto, utiliza-se majoritariamente de referenciais teóricos do campo da Criminologia Crítica como forma de abarcar essa complexidade. Nesse sentido, a pesquisa caracteriza-se como de tipo documental e bibliográfico, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa. Através dos resultados obtidos, conclui-se que a Justiça Restaurativa dispõe de um mecanismo potencial alternativo a medida socioeducativa de adolescentes e jovens e que esta reforça o tensionamento ao modelo punitivista do Estado penal; mas precisa estar em constante análise, pois, tem uma tendência no contexto neoliberal de ser cooptada pelo aparato estatal do sistema de justiça juvenil tradicional.pt_BR
dc.format.extent77pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectJustiça restaurativapt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectEstado penalpt_BR
dc.subjectCriminologia críticapt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.titleJuventude e medidas socioeducativas em contexto neoliberal: uma reflexão crítica acerca da Justiça Restaurativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4841125270101084pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1311764437748552pt_BR
dc.description.abstractxThis monograph is dedicated to the theme of Restorative Justice as a mechanism incorporated in the Socioeducational System by the State in the neoliberal phase, and the rise of restorative practices in the Juvenile Justice System of Pernambuco. These discussions are based on the reflection of the penal state and the capitalist logic of incarcerating youth, while denying them the right to family and community life guaranteed by the Statute of Children and Adolescents. With a critical dialectical approach, the research focuses on the process of naturalization of prisons in contemporary societies, stripping the process of criminalization of poverty and state control over youth bodies. In addition to investigating the formation of the penal state in the context of the global north, especially the American experience, and the particularities of incarceration of Brazilian youth. Thus, seeking to analyze the aspects of Restorative Justice as an alternative to socio-educational measures. The objectives of the research, more generally, focus on understanding and analyzing the Restorative Justice as a mechanism to guarantee the Human Rights of young people in fulfillment of socio-educational measures, in front of the advance of neoliberal policies. And, to fulfill this scope, there are the following specific objectives: To investigate the genesis of prison and its tendency in the contemporary Brazilian reality of a neoliberal state; to understand the socio-educational measures referenced by the Statute of Children and Adolescents in neoliberal times; and finally to analyze the implementation of Restorative Justice in FUNASE-PE as a socio-educational mechanism, considering its particularities and contradictions. To achieve the proposed objectives, the methodological procedures adopted go through the choice of the dialectical critical base inspired by the Dialectical Historical Materialism, in addition to the loan of the lenses of analysis of the human rights perspective in order to deepen the researchpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduationServiço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruno Manoel Santana da Silva.pdf941,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons