Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55224

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSZLACHTA JÚNIOR, Arnaldo Martin-
dc.contributor.authorALMEIDA, Tayane Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-02-28T16:20:12Z-
dc.date.available2024-02-28T16:20:12Z-
dc.date.issued2024-02-06-
dc.identifier.citationALMEIDA, Tayane Ferreira de. Didática da história e arquétipos em quadrinhos de terror: uma análise a partir de “Carniça e a Blindagem Mística”. 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55224-
dc.description.abstractEsta dissertação investiga a partir da Didática da História a potencialidade do gênero de terror para a construção de saber histórico, buscamos desenvolver esta investigação a partir das HQs, analisando em específico a narrativa presente em “Carniça: a blindagem mística” do autor Shiko (2020). Para tanto este trabalho foi dividido em capítulos, que defendem a seguinte hipótese: o terror apresenta temas comuns ao campo da experiência histórica (medo, violência, ansiedades, moralidade, preconceitos, dentre outros) desta forma a utilização destas narrativas no Ensino de História se apresenta de maneira lógica. No segundo capítulo buscamos investigar os espaços de saber que cercam o conceito de terror. Analisando o próprio medo sob viés histórico através da construção de discurso - qual fator causa medo, a quem e em qual período histórico - percebendo alguns padrões narrativos utilizados no gênero. No terceiro capítulo objetivando delimitar o conceito de terror enquanto gênero literário e sub gêneros (sobrenatural, horror, gótico, thriller, etc). Em seguida, será desenvolvido um breve histórico acerca das HQs e o gênero do terror, buscando seus processos de desenvolvimento iniciais nos EUA, e em seguida focando nas fases de produção brasileira. No quarto capítulo será desenvolvida uma análise considerando os aspectos discutidos nos capítulos anteriores tendo em vista a obra “Carniça: a blindagem mística” volumes 1 e 2, para evidenciar a potencialidade que os quadrinhos de terror carregam para aprendizagem histórica a partir desta obra em específico. Concluímos que este quadrinho apresenta e representa medos palpáveis a sociedade contemporânea como a violência contra a mulher, além de inserir na sua história símbolos culturais do sertão nordestino e fontes históricas acerca do movimento do Cangaço.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos de terrorpt_BR
dc.subjectMedopt_BR
dc.subjectHistória - Didáticapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.titleDidática da história e arquétipos em quadrinhos de terror : uma análise a partir de “Carniça e a Blindagem Mística”pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPAIVA, Fábio da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0335836667779729pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4661859185167472pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation investigates, from the Didactics of History, the potential of the horror genre for the construction of historical knowledge. We seek to develop this investigation based on comics, specifically analyzing the narrative present in “Carniça: a shielding mystique” by the author Shiko (2020). With this intent, this work was divided into chapters, which defend the following hypothesis: terror presents themes common to the field of historical experience (fear, violence, anxieties, morality, prejudices, among others) therefore the use of these narratives in History Teaching is presented logically. The second chapter seeks to investigate the spaces of knowledge that surround the concept of terror. Analyzing fear itself from a historical perspective through the construction of discourse - which factor causes fear, to whom and in which historical period - noticing some narrative patterns used in the genre. The third chapter aims to define the concept of horror as a literary genre and subgenres (supernatural, horror, gothic, thriller, etc.). Next, a brief history will be developed about comic books and the horror genre, looking at their initial development processes in the USA, and then focusing on the Brazilian production phases. In the fourth chapter, an analysis will be developed considering the aspects discussed in the previous chapters with a view to the work “Carrion: the mystical shield” volumes 1 and 2, to highlight the potential that horror comics carry for historical learning through this specific work. It is concluded that this comic presents and represents palpable fears in contemporary society, such as violence against women, in addition to inserting cultural symbols from the brazilian northeastern backlands and historical sources about the Cangaço movement into its history.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3548373782384450pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tayane Ferreira de Almeida.pdf9,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons