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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55234

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dc.contributor.advisorFERREIRA, Gustavo Alves Alonso-
dc.contributor.authorGOMES, Dimison Cesar Vieira-
dc.date.accessioned2024-02-28T16:39:48Z-
dc.date.available2024-02-28T16:39:48Z-
dc.date.issued2023-04-14-
dc.identifier.citationGOMES, Dimison Cesar Vieira. A expressão do canto do padre e compositor Geraldo Leite Bastos e os aspectos da sua atuação no município de Escada - PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55234-
dc.descriptionGOMES, Dimison Cesar Vieira, também é conhecido em citações bibliográficas por: CESAR, Dimison.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre a expressão do canto do padre e compositor Geraldo Leite Bastos e os aspectos de sua atuação no município de Escada- PE, a fim de compreender a expressão do canto religioso inserido na cultura popular e a construção do seu significado, buscando entender como a expansão, física e simbólica, da Igreja Católica em Escada promoveu a criação das comunidades de fé nos bairros, situando a influência do Concílio Ecumênico Vaticano II sobre as mudanças litúrgicas ocorridas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação da Escada, com uma análise aos impactos e disputas em torno da memória geraldina após o seu falecimento. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, na perspectiva descritiva, e se configurou como uma pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Quanto às técnicas de obtenção e coleta dos dados, utilizamos como instrumentos a análise documental, conversações livres sobre o tema pesquisado, observações participantes e entrevistas semi-estruturadas. Quanto ao tratamento das informações obtidas, decidimos por realizar uma análise criteriosa dos dados. Os resultados do estudo evidenciaram que o legado arquitetônico, artístico religioso e, sobretudo, musical, do padre Geraldo Leite Bastos revelou grandes contribuições dadas ao campo pastoral, missionário e a social. Sob o viés missionário, padre Geraldo Leite Bastos se destacou por introduzir nas comunidades, um Evangelho contextualizado e encarnado na realidade vivida pelo povo, com claros elementos da participação popular, seja por meio das construções das capelas de bairros ou do envolvimento de toda comunidade no rito litúrgico. À sombra do viés social, padre Geraldo Leite Bastos contribuiu, por meio de sua atuação artística religiosa, para a construção de um projeto de sociedade mais igualitário e menos desumano, pautado nos valores morais, éticos e cristãos, no qual o cerne do pensamento crítico orientou nos indivíduos um poder emancipatório. A atuação do padre Geraldo Leite Bastos no município de Escada mostrou uma Igreja que nasceu do povo e das comunidades populares, onde todos eram bem-vindos, desde que se afinassem com a realidade e os interesses dos oprimidos. Uma Igreja que se expressava culturalmente com o jeito e os valores dos pobres. Em todos os campos das artes padre Geraldo Leite Bastos teve um desempenho notável, sempre a serviço de uma evangelização que defendia como libertadora, começando pelo seu modo próprio de inculturação da experiência eclesial por meio da música, passando pela poesia, dramaturgia, pintura, escultura, como músico, compositor, arquiteto, vitralista, e santeiro, deixando uma herança imortal para a comunidade por ele suscitada no município de Escada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCanto popularpt_BR
dc.subjectMúsica inculturadapt_BR
dc.subjectReligiosidade católicapt_BR
dc.subjectTeologia da Libertaçãopt_BR
dc.subjectConcílio Ecumênico Vaticano IIpt_BR
dc.titleA expressão do canto do padre e compositor Geraldo Leite Bastos e os aspectos da sua atuação no município de Escada - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1285334757528873pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4307163965541129pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThe present research aimed to reflect on the expression of the song by the priest and composer Geraldo Leite Bastos and the aspects of his performance in the municipality of Escada-PE, in order to understand the expression of religious singing inserted in popular culture and the construction of its meaning, seeking to understand how the physical and symbolic expansion of the Catholic Church in Escada promoted the creation of faith communities in the neighborhoods, situating the influence of the Second Vatican Ecumenical Council on the liturgical changes that occurred in the Parish Church of Our Lady of Presentation of Escada, with an analysis of the impacts and disputes around the Geraldo memory after his death. The research adopted a qualitative approach, from a descriptive perspective, and was configured as a documentary, bibliographic and field research. As for the techniques of obtaining and collecting data, we used as instruments documentary analysis, free conversations about the researched topic, participant observations and semi-structured interviews. As for the treatment of the information obtained, we decided to carry out a careful analysis of the data. The results of the study showed that the architectural, artistic religious and, above all, musical legacy of Father Geraldo Leite Bastos revealed significant contributions to the pastoral, missionary and social field. From the missionary perspective, Father Geraldo Leite Bastos stood out for introducing into the communities a Gospel contextualized and embodied in the reality lived by the people, with clear elements of popular participation, whether through the construction of neighborhood chapels or the involvement of the entire community in the liturgical rite. In the light of the social perspective, Father Geraldo Leite Bastos contributed, through his religious artistic performance, to the construction of a more egalitarian and less inhumane society project, based on moral, ethical and Christian values, in which the core of critical thinking guided individuals in an emancipatory power. Father Geraldo Leite Bastos' performance in the municipality of Escada showed a Church that was born from the people and the popular communities, where everyone was welcome, as long as they aligned with the reality and interests of the oppressed. A Church that culturally expressed itself in the way and values of the poor. In all fields of the arts, Father Geraldo Leite Bastos had a remarkable performance, always at the service of evangelization that he defended as liberating, starting with his own way of inculturation of the ecclesial experience through music, going through poetry, drama, painting, sculpture, as a musician, composer, architect, stained glass artist, and santeiro, leaving an immortal legacy for the community that he raised in the municipality of Escada.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

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