Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55273
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, Sandro Guimarães de | - |
dc.contributor.author | VARGAS SÁNCHEZ, Saira Esperanza | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T11:58:03Z | - |
dc.date.available | 2024-02-29T11:58:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-20 | - |
dc.identifier.citation | VARGAS SANCHÉZ, Saira Esperanza. A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55273 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho objetiva investigar a geopolítica do ensino de música no Peru, a partir da análise dos currículos das escolas superiores de música, focalizando-se no Conservatorio Nacional de Música (CNM) e na Escuela de Música de la Facultad de Artes Escénicas de la PUC-Perú. O aumento do ensino da música ocidental se fortalece frente à música andina tradicional, e esta última não está presente nas instituições de ensino superior. Sua ausência faz com que o ensino e a prática de música se concentrem especificamente nos processos de ensino e aprendizagem da música ocidental, que se sobrepõe à música andina, minimizando seu valor social, cultural e educacional. Para analisar a ausência da música andina, se faz uma análise documental dos currículos da educação superior relacionados à formação profissional musical, já que se considera que essa não-presença da cultura musical andina está relacionada à geopolítica do ensino de música, sendo desvalorizada pelo mesmo processo colonizador que reproduz e naturaliza o sistema ocidentalista dominador sobre a cultura andina. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | decolonialidade do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | música Andina | pt_BR |
dc.subject | currículos | pt_BR |
dc.subject | formação profissional | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.title | A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1389350657630428 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4191320222049403 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | Este trabajo tiene por objetivo investigar la geopolítica de la enseñanza de música en el Perú, a partir del análisis de los currículos de las escuelas superiores de música, enfocándose en el Conservatorio Nacional de Música (CNM) y en la Escuela de Música de la Facultad de Artes Escénicas de la Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). El incremento de la enseñanza de la música occidental se fortalece frente a la música andina tradicional, y esta última no está presente en las instituciones de formación superior. Su ausencia hace que la enseñanza y la práctica musical se concentren, específicamente, en los procesos de enseñanza y aprendizaje de la música occidental, la cual se sobrepone a la música andina, minimizando su valor social, cultural y educativo. Para analisar la ausencia de la música andina, se realiza un análisis documental de los currículos de la educación superior relacionados a la formación profesional musical, ya que se considera que esta no presencia de la cultura musical andina está relacionada con la geopolítica de la enseñanza de música, siendo desvalorizada por el mismo proceso colonizador que reproduce y naturaliza elsistema occidental dominadorsobre la cultura andina. | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of this research is about the geopolitics teaching of the traditional Andean music in the curriculum of music colleges, focusing on the Conservatorio Nacional de Música (CNM) and on the Escuela de Música de la Facultad de Artes Escénicas de la Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). The increase of the teaching of the western music becomes stronger in front of traditional Andean Music, which is not present in the professional teaching colleges. Thus, its absence makes both the musical practice and didactics focus, specifically, about the teaching and learning processes of Western Music, that are superimposed on Andean Music, minimizing its social, cultural and educational value. To analyze the absence of Andean music, a documentary analysis is carried out on higher education curriculums in musical professional training, since it is considered that the non-presence of Andean musical culture is related to the geopolitics of music teaching, being devalued by the same colonization process that reproduces and naturalizes the dominant western system over Andean culture. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Saira Esperanza Vargas Sánchez.pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons