Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55280
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SZLACHTA JÚNIOR, Arnaldo Martin | - |
dc.contributor.author | CANOVA JÚNIOR, Dionson Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T12:11:19Z | - |
dc.date.available | 2024-02-29T12:11:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.identifier.citation | CANOVA JÚNIOR, Dionson Ferreira. O mangá pela didática da História: as histórias sensíveis e os traumas da Segunda Guerra Mundial a partir de Gen Pés Descalços. 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55280 | - |
dc.description.abstract | Essa dissertação discute a partir da Didática da História a compreensão da Segunda Guerra Mundial, no Japão, mediante o testemunho de experiência traumática por meio do mangá “Gen Pés Descalços” (はだしのゲン Hadashi no Gen) de Keiji Nakazawa (1939-2012). A memória produz conhecimento a partir da experiência daqueles que, a nível individual ou coletivo, deixaram suas vivências, permitindo, assim, que o passado esteja vivo no presente. É neste contexto que situamos as histórias sensíveis ou traumáticas, aquelas que estão politicamente carregadas de emoções e que são imprescindíveis para o debate referente ao Ensino de História. Desse modo, a presente pesquisa possui três capítulos que são pautados no objetivo principal: analisar o uso de mangás como fonte para o Ensino de História. Ao longo da pesquisa, investigamos a sociedade japonesa em relação aos seus discursos a respeito da guerra e o uso do mangá como ferramenta de aprendizagem histórica no processo de desenvolvimento da consciência histórica por meio do conhecimento histórico sobre a Segunda Guerra Mundial. Por fim, a pesquisa nos levou a compreensão de que o uso do mangá permite a construção da alteridade e identidade nos estudantes em relação ao outro, além de que, enquanto ferramenta de aprendizagem histórica, possibilita a formação de competências do pensamento histórico acerca do uso de fontes na elaboração da consciência histórica sobre as narrativas do passado e na capacidade de criticidade sobre a realidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Japão | pt_BR |
dc.subject | Segunda guerra mundial | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.title | O mangá pela didática da História : as histórias sensíveis e os traumas da Segunda Guerra Mundial a partir de Gen Pés Descalços | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5680854067918717 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4661859185167472 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation developed in Brazil discusses, from the History Didactics, the experience of the World War II, in Japan, through the traumatic testimony through the manga “Gen Pés Descalços” (はだしのゲン Hadashi no Gen) by Keiji Nakazawa (1939- 2012). Memory produces knowledge from the experience of those who, individually or collectively, left behind their experiences, thus allowing the past to be alive in the present. It is in this context that we place sensitive or traumatic stories, those that are politically charged with emotions and that are essential for the debate regarding the Teaching of History. Therefore, this research has three chapters which are based on the main objective: to analyze the use of manga as a source for History Teaching. Throughout the research, we investigated Japanese society in relation to its discourses regarding the war and the use of manga as a historical learning tool in the process of developing historical consciousness through historical knowledge about World War II. Finally, the research led us to understand that the use of manga allows the construction of alterity and identity in students in relation to others, in addition to that, as a historical learning tool, it enables the formation of historical thinking skills regarding the use of sources in the elaboration of historical consciousness about the narratives of the past and in the capacity for criticality about reality. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Dionson Ferreira Canova Júnior.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons