Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55280

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSZLACHTA JÚNIOR, Arnaldo Martin-
dc.contributor.authorCANOVA JÚNIOR, Dionson Ferreira-
dc.date.accessioned2024-02-29T12:11:19Z-
dc.date.available2024-02-29T12:11:19Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.identifier.citationCANOVA JÚNIOR, Dionson Ferreira. O mangá pela didática da História: as histórias sensíveis e os traumas da Segunda Guerra Mundial a partir de Gen Pés Descalços. 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55280-
dc.description.abstractEssa dissertação discute a partir da Didática da História a compreensão da Segunda Guerra Mundial, no Japão, mediante o testemunho de experiência traumática por meio do mangá “Gen Pés Descalços” (はだしのゲン Hadashi no Gen) de Keiji Nakazawa (1939-2012). A memória produz conhecimento a partir da experiência daqueles que, a nível individual ou coletivo, deixaram suas vivências, permitindo, assim, que o passado esteja vivo no presente. É neste contexto que situamos as histórias sensíveis ou traumáticas, aquelas que estão politicamente carregadas de emoções e que são imprescindíveis para o debate referente ao Ensino de História. Desse modo, a presente pesquisa possui três capítulos que são pautados no objetivo principal: analisar o uso de mangás como fonte para o Ensino de História. Ao longo da pesquisa, investigamos a sociedade japonesa em relação aos seus discursos a respeito da guerra e o uso do mangá como ferramenta de aprendizagem histórica no processo de desenvolvimento da consciência histórica por meio do conhecimento histórico sobre a Segunda Guerra Mundial. Por fim, a pesquisa nos levou a compreensão de que o uso do mangá permite a construção da alteridade e identidade nos estudantes em relação ao outro, além de que, enquanto ferramenta de aprendizagem histórica, possibilita a formação de competências do pensamento histórico acerca do uso de fontes na elaboração da consciência histórica sobre as narrativas do passado e na capacidade de criticidade sobre a realidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectJapãopt_BR
dc.subjectSegunda guerra mundialpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.titleO mangá pela didática da História : as histórias sensíveis e os traumas da Segunda Guerra Mundial a partir de Gen Pés Descalçospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5680854067918717pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4661859185167472pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation developed in Brazil discusses, from the History Didactics, the experience of the World War II, in Japan, through the traumatic testimony through the manga “Gen Pés Descalços” (はだしのゲン Hadashi no Gen) by Keiji Nakazawa (1939- 2012). Memory produces knowledge from the experience of those who, individually or collectively, left behind their experiences, thus allowing the past to be alive in the present. It is in this context that we place sensitive or traumatic stories, those that are politically charged with emotions and that are essential for the debate regarding the Teaching of History. Therefore, this research has three chapters which are based on the main objective: to analyze the use of manga as a source for History Teaching. Throughout the research, we investigated Japanese society in relation to its discourses regarding the war and the use of manga as a historical learning tool in the process of developing historical consciousness through historical knowledge about World War II. Finally, the research led us to understand that the use of manga allows the construction of alterity and identity in students in relation to others, in addition to that, as a historical learning tool, it enables the formation of historical thinking skills regarding the use of sources in the elaboration of historical consciousness about the narratives of the past and in the capacity for criticality about reality.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Dionson Ferreira Canova Júnior.pdf3,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons