Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55347

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSÁ, Márcio Gomes de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Flávia Danielle Santos-
dc.date.accessioned2024-03-05T17:41:45Z-
dc.date.available2024-03-05T17:41:45Z-
dc.date.issued2010-07-07-
dc.date.submitted2024-03-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Flávia Danielle Santos. Sobre o que se diz ser "Cultura Organizacional". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55347-
dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo que busca verificar como se deu a construção e utilização do conceito de “cultura organizacional” na ciência administrativa brasileira. A metodologia empregada no trabalho para a consecução do objetivo quanto aos fins classificasse em conceitual e exploratória. Os meios empregados foram uma intensa pesquisa bibliográfica e documental. No desenvolvimento do trabalho foram descritos o conceito de “cultura organizacional” de acordo com os principais autores da área no Brasil. Foi examinado como se deu a construção e utilização desse conceito nos artigos publicados nos últimos dez anos nos artigos publicados no EnANPAD (Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração), assim como, foi resgatado o conceito de cultura na antropologia. Por fim, foi discutida a apropriação do conceito de cultura na antropologia. Observou-se assim que cultura não pode ser vista como uma variável integralizadora e gerenciável da organização, apesar de essa ser a visão mais utilizada. Os administradores e pesquisadores precisam estar conscientes de que os indivíduos não têm uma cultura e sim são um conjunto de padrões culturais que constituem a sua identidade e os fornecem elementos básicos da sua identidade. Observar a “cultura organizacional” como uma metáfora é o caminho mais sensato. Na realidade o que acontece na transposição do conceito de cultura da antropologia para a administração é uma colocação inapropriada. O conceito de “cultura organizacional” é amplamente utilizado para justificar a conformação de idéias e práticas dos membros das empresas que são propagadas por meio de discurso ideológico amplamente aceito e não questionado. O que impede que esses discursos e práticas sejam percebidos e analisados da maneira correta pelos trabalhadores, pesquisadores da área e por toda a sociedade comprometendo o esclarecimento, a autonomia de pensamento e a emancipação dos indivíduos que a introjetaram.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.titleSobre o que se diz ser "Cultura Organizacional".pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4018037085389444pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2866476044236576pt_BR
dc.description.abstractxThis is a study that seeks to verify how was the construction and use of the concept of "organizational culture" in Administrative Science in Brazil. The methodology used at work for achieving the objective and purpose to classify in conceptual and exploratory. The means used were an intense research literature and documents. In developing this work were described the concept of "organizational culture" according to the principal authors of the area in Brazil. It was examined how was the construction and use of this concept in articles published in the last ten years in articles published in EnANPAD (Annual Meeting of the National Association of Graduate Programs in Business Administration), like, was rescued the concept of culture in anthropology. Finally, we discussed the appropriation of the concept of culture in anthropology. It is observed so that culture can not be seen as a variable integrated and managed the organization, although that is the view used. Administrators and researchers must be aware that individuals do not have a culture but are a set of cultural patterns that constitute their identity and provide the basic elements of their identity. Observe the "corporate culture" as a metaphor is the most sensible way. What actually happens in the implementation of the concept of culture from anthropology to business is an inappropriate placement. The concept of "organizational culture" is widely used to justify the forming of ideas and practices of members of companies that are propagated by means of ideological discourse widely accepted and not questioned. What prevents these discourses and practices are perceived and analyzed in the right way by workers, researchers in the field and throughout society compromising the clarity, the autonomy of thought and empowerment of individuals to introject.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA, Flávia Danielle Santos.pdf276,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons