Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55360
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, José Roberto Henrique Souza | - |
dc.contributor.author | SILVA, Joyce Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T13:32:40Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T13:32:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Joyce Rodrigues da. Estudantes com Necessidades Educativas Especiais em Moreno-PE: O uso de maquetes como recurso didático inclusivo da Geografia Escolar. 2023. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55360 | - |
dc.description.abstract | A inclusão de estudantes portadores de necessidades educativas especiais é uma exigência legislativa do Brasil, firmada inclusive como preceito constitucional. Não obstante a esta realidade, o século XXI tem vivenciado o aumento no número de doenças e transtornos mentais que refletem no crescimento do número de estudantes acolhidos pelas instituições de ensino com essas condições. A rede municipal de educação de Moreno- PE, identificou esse crescimento através da coleta de informações de matrículas dos estudantes durante os últimos anos, que geraram relatórios técnicos utilizados internamente pela Coordenação de Educação Especial do município. O presente trabalho tem como objetivo analisar o aumento no ingresso de estudantes com Necessidades Educativas Especiais no município de Moreno - PE entre os anos de 2020 a 2023, identificando as escolas que mais receberam matrículas de estudantes com essas condições, e propondo mecanismos para o que ensino de geografia na educação básica possa desenvolver-se de maneira inclusiva. Assim, foram utilizados os relatórios técnicos de matrículas dos estudantes com necessidades educativas especiais disponibilizados pela secretaria de educação do município de Moreno- PE. A pesquisa realizou-se na abordagem qualitativa e participante através do envolvimento e interação entre o pesquisador e os sujeitos envolvidos no processo da pesquisa a fim de analisar e processar os dados coletados. Para fundamentar a discussão, se realizou um levantamento bibliográfico acerca da temática trabalhada, bem como, entrevistas semiestruturadas com gestores da educação especial e professores do município e o desenvolvimento de uma aula de geografia voltada para inclusão de estudantes com necessidades especiais. Durante os anos de 2020 até o ano de 2023 foi identificado um aumento significativo no número de matrículas dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais na rede municipal de ensino de Moreno, surgindo a necessidade de entender melhor como se deu esse aumento e como a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva está sendo tratada no município, além de deixar em evidência a urgência de capacitar os docentes de Geografia para praticar um ensino inclusivo. Para tanto, apresenta-se uma proposta de plano de aula inclusivo, no qual o ensino de geografia deve basear-se em recursos lúdicos e inclusivos, como as maquetes, que foi aplicada no Colégio Municipal Baltazar Moreno, na turma do 6° ano A, com 21 estudantes que participaram da aplicação, sendo 1 com necessidades educativas especiais comprovado por laudo médico. Diante disso, novas metodologias precisam ser aplicadas em sala de aula a fim de efetivar um ensino inclusivo da Geografia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Especial, | pt_BR |
dc.subject | Ensino Inclusivo, | pt_BR |
dc.subject | Geografia Escolar, | pt_BR |
dc.subject | Novas Metodologias, | pt_BR |
dc.subject | Maquete. | pt_BR |
dc.title | ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EM MORENO-PE: O uso de maquetes como recurso didático inclusivo da Geografia Escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8332450838708081 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3637263240741013 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The inclusion of students with special educational needs is a legislative requirement in Brazil, even established as a constitutional precept. Despite this reality, the 21st century has seen an increase in the number of illnesses and mental disorders, which is reflected in the growth in the number of students admitted by educational institutions with these conditions. The Moreno-PE municipal education network identified this growth by collecting student enrollment information over the last few years, which generated technical reports used internally by the municipality's Special Education Coordination. The present work aims to analyze the increase in the enrollment of students with Special Educational Needs in the municipality of Moreno - PE between the years 2020 and 2023, identifying the schools that received the most enrollments of students with these conditions, and proposing mechanisms for what Geography teaching in basic education can develop in an inclusive manner. Thus, the technical enrollment reports for students with special educational needs made available by the education department of the municipality of Moreno-PE were used. The research was carried out using a qualitative and participatory approach through the involvement and interaction between the researcher and the subjects involved in the research process in order to analyze and process the collected data. To support the discussion, a bibliographic survey was carried out on the topic discussed, as well as semi-structured interviews with special education managers and teachers in the municipality and the development of a geography class aimed at the inclusion of students with special needs. During the years 2020 until 2023, a significant increase in the number of enrollments of students with Special Educational Needs in the Moreno municipal education network was identified, resulting in the need to better understand how this increase occurred and how Special Education in Inclusive Perspective is being addressed in the municipality, in addition to highlighting the urgency of training Geography teachers to practice inclusive teaching. To this end, a proposal for an inclusive lesson plan is presented, in which geography teaching must be based on playful and inclusive resources, such as models, which was applied at Colégio Municipal Baltazar Moreno, in the 6th year class A , with 21 students who participated in the application, 1 of whom had special educational needs proven by a medical report. Given this, new methodologies need to be applied in the classroom in order to achieve inclusive Geography teaching. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Joyce_JRHSS_VersaoFinal_assinado (1).pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons